Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Museu de Arte Antiga estreia filme sobre fundador do Museu do Caramulo

O Museu Nacional de Arte Antiga estreia na terça-feira um documentário sobre o fundador do Museu do Caramulo, Abel de Lacerda, no ano em que se assinalam os 100 anos do seu nascimento.

Museu de Arte Antiga estreia filme sobre fundador do Museu do Caramulo
Notícias ao Minuto

09:50 - 14/05/21 por Lusa

Cultura Documentário

"No ano em que se assinalam os 100 anos sobre o nascimento do seu fundador, o Museu do Caramulo apresenta o documentário Abel de Lacerda: O Coleccionador Utópico", sintetiza um comunicado do Museu do Caramulo enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, o documentário, "de 30 minutos, retrata a vida e obra de Abel de Lacerda (1921-1957), que iniciou uma coleção de obras de arte, inteiramente doadas e criteriosamente escolhidas por si, e idealizou a criação de um Museu de Arte no cimo da Serra do Caramulo".

Filho de Jerónimo de Lacerda, médico que no início do século XX fundou a Estância Sanatorial, Abel de Lacerda nasce no Caramulo, é o filho do meio de três irmãos e estuda Ciências Económicas e Financeiras.

O documento revela ainda que se interessa por política, sendo representante da União Nacional e mais tarde eleito deputado na Assembleia Nacional, em Lisboa, e preside à Junta de Turismo do Caramulo (a segunda em Portugal) e à Câmara Municipal de Tondela.

"A sua intensa atividade nos curtos 36 anos de vida tem um sentido de urgência que parecia adivinhar a falta de tempo para concretizar tantos e tão originais projetos", refere a nota de imprensa.

A estreia do documentário está marcada para terça-feira, Dia Internacional de Museus (18 de maio), pelas 18:00, no auditório do Museu Nacional de Arte Antiga, integrada na exposição temporária "A Colecção Utópica: O Museu do Caramulo vem ao MNAA".

"Este documentário conta com depoimentos de diferentes personalidades que conheceram Abel de Lacerda e estudaram a sua obra, como Raquel Henriques da Silva e Anísio Franco (Historiadores de Arte), António José Veloso (médico da Estância Sanatorial) e também de seus familiares", revela o documento.

As imagens que constituem o documentário fazem parte do arquivo e há ainda imagens recolhidas entre 2019 e a atualidade, explica a nota, que refere que o filme retrata os anos 1950 em Portugal e "conta a história de um sonho, que parecia utópico, e que continua a surpreender o público".

O Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, distrito de Viseu, conta com quase 70 anos de existência e, segundo os responsáveis, conta com "mais de um milhão e meio de visitas".

Alberga no seu espólio uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos.

O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como, por exemplo, o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival ou o Rider -- Passeio de Motos Clássicas.

Leia Também: Filme sobre colonialismo e cinema português estreia-se em junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório