Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Portugal é convidado de festival do livro ilustrado na Coreia do Sul

Portugal é o país convidado do festival sul-coreano Nambook, dedicado ao livro infantil, com exposições e oficinas para os mais novos, e cuja inauguração acontece hoje na ilha de Nami, em Chuncheon, no sul daquele país.

Portugal é convidado de festival do livro ilustrado na Coreia do Sul
Notícias ao Minuto

14:08 - 07/05/21 por Lusa

Cultura Livros

De acordo com a programação anunciada, o festival já começou a 01 de maio, mas a abertura oficial ocorre hoje, estando a cultura portuguesa em destaque no ano em que Portugal e a Coreia do Sul celebram 60 anos de relações diplomáticas.

Fonte da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) explicou à agência Lusa que uma das exposições centrais do festival contará com obras de quatro ilustradores portugueses: Maria Imaginário, Bernardo P. Carvalho, André da Loba e Carolina Celas.

Até ao dia 16, os sul-coreanos poderão ainda visitar uma exposição representativa do Museu Nacional do Azulejo e há uma série de atividades para os mais novos, como oficinas de ilustração e sessões de contos de histórias tradicionais portuguesas.

Na ilha de Nami estarão ainda mostras coletivas de ilustração em parceria com o prémio literário Hans Christian Andersen e com a bienal de ilustração de Bratislava (Eslováquia).

O Nambook Festival, de caráter bienal, aconteceu pela primeira vez em 2005 para celebrar a literatura para a infância e para assinalar os 200 anos do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

A par do festival, é ainda organizado um concurso internacional de ilustração, no qual já foram premiados, em edições anteriores, os autores Catarina Sobral, Yara Kono e André Letria e cuja obra está traduzida e editada em coreano.

A ilha de Nami, surgida com a construção de uma barragem na década de 1940, é considerada um ponto turístico da Coreia do Sul, com espaços verdes e equipamentos pensados sobretudo para os mais novos.

Leia Também: Cinco coletivos são finalistas do Prémio Turner 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório