Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Festival de Jazz de Valado dos Frades arranca no sábado

A 2021 do Festival de Jazz do Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, arranca no sábado, com dez concertos a subir ao palco até ao dia 05 de junho, dos quais os dois primeiros já com lotação esgotada.

Festival de Jazz de Valado dos Frades arranca no sábado
Notícias ao Minuto

19:41 - 06/05/21 por Lusa

Cultura Nazaré

O festival, que cumpre a 24.ª edição, conta este ano com 10 concertos a realizar entre o próximo dia 08 e o dia 05 de junho, em palcos como o Cine-teatro da Nazaré, a sala do Clube de Jazz de Valados dos Frades e a marginal da Nazaré, no distrito de Leiria.

O concerto inaugural, protagonizado pela Big Band do Município da Nazaré e FF, acontece no sábado, no cine-teatro da vila piscatória, sala que acolherá igualmente o segundo espetáculo do cartaz, a 15 de maio, com Salvador Sobral e Alma Nuestra.

De acordo com a informação disponibilizada na página do festival, ambos os concertos estão já esgotados.

O festival prosseguirá, ainda na Nazaré, no dia 23 de maio, com a DixieNaza Jazz Band, a apresentar-se ao ar livre, na Marginal, pelas 15:00.

Os restantes concertos da edição deste ano terão lugar em Valado dos Frades, freguesia onde nasceu o festival, com a Sala do Clube a receber o Jeffery Davis Quintet (27 de maio), o Gileno Santana Trio (dia 28), José Pedro Coelho com Passarola Voadora (dia 20) e um concerto comentado de Isabel Rato Quinteto, no dia 30.

Em junho, na mesma sala, a programação inclui LAB -- Ricardo Pinheiro e Miguel Amado (dia 03), Sofia Ribeiro Quarteto, no dia 04 e, a fechar o festival, no dia 05, Mário Costa, com Oxy Patina IV.  

O Festival de Jazz de Valados dos Frades nasceu na Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), há 32 anos, e foi pioneiro na divulgação deste género música na região do Oeste, primeiro através da realização de concertos pontuais, integrados em outras iniciativas da coletividade, e depois, a partir de 1992, com cartaz próprio, sendo organizado ininterruptamente desde 1999.

Com direção artística do maestro Adelino Mota, e organizado por um grupo de 15 voluntários, o festival descentralizou a programação para apresentar concertos na Nazaré, desde 2017, nomeadamente para a comemoração do Dia Internacional do Jazz, e concertos ao ar livre.

O preço dos concertos varia entre os 10 e os 12 euros, com descontos para estudantes e sócios.

Leia Também: 'Maiakovski - O Regresso do Futuro' estreia-se no Rivoli

Recomendados para si

;
Campo obrigatório