Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Festa das Artes e Ideias anima concelho de Seia até junho

A Associação de Arte e Imagem de Seia (AAIS) vai promover entre sexta-feira e 30 de junho a Festa das Artes e Ideias de Seia 2021, que presta tributo às artes e aos artistas, foi hoje anunciado.

Festa das Artes e Ideias anima concelho de Seia até junho
Notícias ao Minuto

11:58 - 06/05/21 por Lusa

Cultura Evento

Segundo a organização, a XVII edição da Festa de Artes e Ideias de Seia/'ART IS SEIA' inclui exposições coletivas de artes plásticas, fotografia, a realização do II Festival de Piano da Serra da Estrela (a realizar de 04 a 06 de junho), sessões de cinema e iniciativas do recém-criado Núcleo de Letras, que pretende destacar a importância da leitura e da literacia junto da população.

"O conceito 'ART IS SEIA' deriva precisamente de trazer as artes à cidade, ao concelho e ao país, incluindo artes plásticas, fotografia, música, cinema e literatura. Mas também trazer os artistas de fora cá dentro e os nossos, de Seia para o mundo", refere a direção da AAIS em comunicado enviado à agência Lusa.

A Festa de Artes e Ideias de Seia também pretende evidenciar "a importância das artes no contexto do bem-estar e da saúde mental", numa fase em que a pandemia "levou a procurar novos formatos e a conseguir a colaboração em 'web-talks' com nomes incontornáveis das artes em Portugal como Lauro António, Ivo Canelas, Pompeu José, António Fonseca, Ana Margarida Carvalho, entre outros", lê-se.

"Temos também neste certame um evento internacional inovador sendo a ARTIS a porta da entrada em Portugal para a 'Suitcase11', uma mala itinerante que irá chegar com obras de artistas belgas da 'EXIT11' e, às quais, se juntarão obras dos nossos artistas quando a mesma seguir viagem para outros pontos do país", acrescenta a fonte.

O certame começa na sexta-feira com um concerto do grupo Ningue Ningue (música portuguesa de tradição oral), no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, pelas 19:00, com entrada livre.

Segundo a organização, o programa inclui outros eventos que irão sendo apresentados ao longo das semanas, respeitando todas as normas da Direção-Geral da Saúde, como é o caso da realização de 'photowalks', de um jantar literário, de uma 'masterclass' de vinhos com Cláudio Martins, entre outros, em locais idílicos do concelho de Seia, na Serra da Estrela, no distrito da Guarda.

"A Associação de Arte e Imagem de Seia é uma coletividade do interior do país e que faz 20 anos, caracterizada por um forte espírito de equipa, resiliência e em que, apesar do baixo orçamento, pretende e consegue com grande voluntarismo e dedicação dos seus elementos levar as artes a todos, investindo em parcerias de forma transversal motivados pela paixão que dedicamos às artes e à sua importância na vida de cada um de nós no nosso dia a dia", sublinha a direção, presidida por Sérgio Viana.

A AAIS é atualmente constituída por Núcleos de Artes Plásticas, de Fotografia, de Música, de Letras e de Cinema -- 7.ª SENA | Núcleo Cinéfilo de Seia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório