Meteorologia

  • 11 AGOSTO 2022
Tempo
25º
MIN 19º MÁX 26º

"Tio Óscar". A origem do nome da estatueta dourada mais famosa do mundo

Tem mais de 90 anos de idade e será a estatueta mais reconhecível do mundo, mas porque é que se chama Óscar? Nem a Academia consegue responder com segurança, mas há uma história amplamente difundida entre os seus membros.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi fundada em 1927 e a primeira estatueta dourada foi entregue a 16 de maio de 1929, numa sala do Hollywood Roosevelt Hotel. Desde essa altura - e, ainda, sem contar com este domingo -, foram entregues 3.140 prémios. Sim, o nome oficial da estatueta é algo como Prémio de Mérito da Academia, mas seria difícil reconhecê-la por esse nome, certo? 

De onde saiu o Óscar, afinal? É complicado determinar, segundo admite a própria Academia, veiculando apenas a mais consistente teoria: Margaret Herrick, uma bibliotecária da Academia, que mais tarde se tornaria diretora-executiva, achava que a estatueta se parecia com o seu “tio Óscar” e disse-o, tendo os seus colegas começado a referir-se à mesma como Óscar.

O familiar apelido ter-se-á espalhado, pois, na sexta edição da entrega dos prémios de Hollywood, em 1934, o colunista Sidney Skolsky usou-o em referência à primeira vitória de Katharine Hepburn como Melhor Atriz, por 'Morning Glory'.

A Academia só viria a utilizar o nome Óscar, oficialmente, cinco anos depois, em 1939.

A figura do pequeno corpo masculino, esguio e calvo, foi desenhado por Cedric Gibbons, diretor de arte da MGM e pretendia representar a imagem de um cavaleiro, segurando uma espada, com um rolo de filme por trás - cada uma das suas cinco divisórias representando os cinco ramos originais da Academia (atores, realizadores, produtores, técnicos e escritores).

No início de 1928, o trabalho de materializar o desenho de Gibbons foi atribuído ao escultor George Stanley, de Los Angeles. O conceito foi discutido entre ambos e Stanley fez várias opções, sem uso de qualquer modelo real. O modelo final foi escolhido por Gibbons, tendo sido o rolo de filme colocado aos pés do cavaleiro.

Embora o desenho original do Óscar nunca tenha sofrido alterações até à atualidade, o tamanho da base foi sendo mudado até ao modelo atual, adotado em 1945.

Este domingo, durante a 93.ª edição dos mais prestigiados prémios do cinema, serão entregues várias estatuetas douradas, espalhadas por todas as 23 categorias. Contudo, a Academia não sabe ao certo quantas vai entregar, uma vez que a contagem dos votos é feita por uma empresa externa. Só na abertura do envelope é que se conhecerá o número certo de galardoados em cada categoria.

Note-se que, embora se conheçam quantas categorias existem e quais as nomeações, há categorias em que o prémio é dividido por mais do que uma pessoa e há, também, a possibilidade de empate. Como acontece todos os anos, as estatuetas que sobram são guardadas e aproveitadas para o ano seguinte.

Leia Também: Banda sonora nomeada para os Óscares tem sons de clarinetista portuguesa

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório