O executivo madeirense, de coligação PSD/CDS-PP, sublinha que o programa deverá ser coordenado entre a autarquia, liderada pela coligação Confiança (PS/BE/PDR/Nós, Cidadãos!), e o Governo Regional, pelo que mandatou o secretário do Turismo e Cultura para ser interlocutor no processo.
A candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura 2027 decorre sob o lema "Além do Mapa, uma Cidade de Encontros" / "Beyond the Map, a common ground".
Na reunião de hoje do Conselho de Governo foi também decidido atribuir 340 mil euros à empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), para a promoção de projetos e iniciativas de inclusão social, dirigidas às famílias beneficiárias de programas habitacionais.
O executivo, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, autorizou, por outro lado, a IHM a arrendar um espaço não habitacional à Causa Social - Associação para a Promoção da Cidadania, destinado ao desenvolvimento de um novo projeto para melhoria da qualidade de vida da população idosa ou dependente.
"A Causa Social - Associação para a Promoção da Cidadania é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem por objeto o desenvolvimento de ações e projetos que promovam a consciência e o exercício da cidadania junto das famílias mais desfavorecidas", é referido no comunicado divulgado no final do Conselho do Governo.
A instituição vai também beneficiar de um financiamento através do Instituto de Segurança Social da Madeira para garantir o "acolhimento imediato e transitório" de crianças em situação de urgência decorrentes de abandono, maus-tratos e negligência.
Leia Também: Coligação PSD/CDS para o Funchal não comportará mais partidos