Meteorologia

  • 18 MAIO 2021
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Três filmes portugueses na programação do festival de Huesca em junho

Filmes de Alexandra Ramires, Pedro Peralta e Bernardo Lopes estarão em competição no festival de cinema de Huesca, marcado para junho, em Espanha, revelou a organização.

Três filmes portugueses na programação do festival de Huesca em junho
Notícias ao Minuto

18:53 - 14/04/21 por Lusa

Cultura Cinema

O festival, que se apresenta como uma janela de divulgação do panorama internacional da curta-metragem, tem a 49.ª edição agendada de 11 a 19 de junho, com 75 filmes nas diferentes secções competitivas.

Entre os trinta filmes da seleção oficial ibero-americana estão 'Elo', de Alexandra Ramires, 'Moço', de Bernardo Lopes, e 'Noite Perpétua', de Pedro Peralta.

'Elo' é uma animação a grafite em papel e sem diálogos, com argumento de Alexandra Ramires e da escritora Regina Guimarães. É o primeiro filme em nome próprio de Alexandra Ramires, depois de ter coassinado "Água Mole", com Laura Gonçalves.

Produzido pela Bando à Parte, em coprodução com França, "Elo" já foi exibido em cerca de 30 festivais e mostras, e soma uma dezena de prémios.

'Moço', a nova curta-metragem de Bernardo Lopes, tem produção da Fado Filmes e é protagonizada por Tomás Andrade. Fará a estreia internacional em Espanha, depois de ter sido exibido no IndieLisboa e no Caminhos do Cinema Português, onde venceu o Prémio Revelação.

Pedro Peralta terá em Huesca o filme 'Noite Perpétua', que já tinha apresentado em 2020 em San Sebastián, e cuja trama se relaciona com a História recente de Espanha, do pós-guerra civil.

'Noite Perpétua' recria uma situação ocorrida em 1939, em Castuera, onde Matilde Morillo Sanchez, mulher de um republicano, foi abordada em casa por dois guardas para 'dar um passeio'. Percebendo que iria ser executada, a mulher pede para amamentar a filha recém-nascida antes de sair.

Matilde Morillo Sanchez existiu na realidade e o corpo nunca foi encontrado, sendo uma das milhares de vítimas da repressão durante a ditadura de Franco, em Espanha.

Nesta secção competitiva iberoamericana do festival de Huesca, será atribuído um prémio, de 5.000 euros, e o filme distinguido será automaticamente pré-selecionado no processo de candidatura a uma nomeação para os Óscares.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório