Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Direção do Património regista vestígios de arte rupestre em Vila Real

A Direção Geral do Património Cultural (DGPC) incluiu os vestígios de arte rupestre em Vila Real no Sistema de Informação e Gestão Arqueológica -- Endovélico, após alerta lançado por um grupo internacional de especialistas em história.

Direção do Património regista vestígios de arte rupestre em Vila Real
Notícias ao Minuto

11:03 - 12/04/21 por Lusa

Cultura DGPC

A International History Students and Historians Group (IHSHG) escreveu à DGPC a alertar para o "estado de total negligência em que se encontra a arte rupestre" localizada na rua Marechal Teixeira Rebelo, em Vila Real, e para a afetação do local no âmbito de obras em curso da cidade.

Na resposta, a que a agência Lusa teve hoje acesso, a Direção Geral referiu que o sítio não se encontrava referenciado nem no Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Real, nem na base de dados do Endovélico, encontrando-se "apenas referido numa nota de rodapé" de uma monografia.

Segundo o grupo internacional, que conta com aproximadamente 1.400 membros, trata-se de um "afloramento granítico que contém várias gravuras rupestres, em pleno centro da cidade, que se estima ser "anterior a data de fundação do primeiro núcleo urbano".

A DGPC decidiu incluir o sítio no Endovélico e adiantou que a "presente situação se encontra a ser devidamente acompanhada pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), tendo sido inclusive efetuado um levantamento preliminar dos elementos constantes no penedo".

A direção geral solicitou uma "nota técnica correspondente ao levantamento agora efetuado para atualização da informação referente a este possível santuário para integração destes elementos no processo de sítio S -- 39320 para que a documentação possa constar, para memória futura, do Arquivo da Arqueologia Portuguesa".

A Câmara de Vila Real foi informada para "considerar a sua existência no decurso do licenciamento de operações urbanísticas, uma vez que o sítio não pode ser afetado", e foi também solicitado que, aquando da revisão do PDM, o local "seja considerado nas novas listagens de património arquitetónico e arqueológico e integrado na respetiva planta de ordenamento".

O vereador Adriano Sousa afirmou à Lusa que o município acatará as recomendações feitas pela DGPC no "sentido de preservar o património", as quais serão tidas em conta numa revisão do PDM.

Salientou ainda que, no âmbito das obras, foram dadas instruções ao projetista e ao empreiteiro "para não afetar aquele espaço, o que foi cumprido".

"Ficamos muito satisfeitos com a rapidez de atuação, tendo em conta a situação pandémica que passamos, e gostaríamos que essa celeridade fosse observada o máximo possível na proteção do que é o nosso património", referiu, por sua vez, o presidente da IHSHG, João Viegas.

A organização internacional reiterou estar sempre disponível "para auxiliar no que for preciso para proteger o património" e referiu levar muito a sério todas as denúncias" que lhe são remetidas.

Leia Também: 'Em Casa - Projetos para Habitação Contemporânea' no CCB

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório