Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

AR saúda "capacidade de resistência" dos profissionais do Teatro

A Assembleia da República aprovou hoje um voto de saudação pelo Dia Mundial do Teatro, celebrado a 27 de março, salientando a "capacidade de resistência" e "coragem" dos profissionais do setor em tempo de pandemia.

AR saúda "capacidade de resistência" dos profissionais do Teatro
Notícias ao Minuto

21:03 - 08/04/21 por Lusa

Cultura Covid-19

O projeto, apresentado pela comissão parlamentar de Cultura e Comunicação, foi aprovado por unanimidade por todos os partidos e deputados em sessão plenária.

"Neste Dia Mundial do Teatro, lembrar e saudar todos os seus profissionais -- atores, encenadores, diretores artísticos, técnicos -- e lembrar, também, todos os que partiram deixando um legado de orgulho e saudade, é uma homenagem simbólica a que o parlamento se quer associar", pode ler-se na iniciativa.

O texto sublinha que "num ano pandémico, de gravíssimas dificuldades que afetaram brutalmente todos os profissionais desta nobre arte de palco, o tema escolhido pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] -- que, através do Instituto Internacional do Teatro, criou o Dia Mundial do Teatro -- foi a "resistência à pandemia", destacando-se "a sagacidade e coragem" destes profissionais".

"Pelo segundo ano consecutivo com as portas fechadas neste dia, teatros e companhias de todo o país não deixaram de demonstrar essa sua capacidade de resistência à pandemia, a sua sagacidade e coragem, levando ao público ensaios e espetáculos através de transmissões em 'streaming'", enaltece a iniciativa.

A Assembleia da República, ao aprovar este projeto, saudou hoje "todos os profissionais do teatro que, apesar das tremendas dificuldades, se reinventaram", prestando "sentida homenagem a todos os profissionais do teatro que partiram em consequência desta pandemia, deixando-nos a memória de tempos aos quais desejamos poder regressar em breve".

"O público não esteve fisicamente presente e os seus aplausos não se fizeram ouvir nas salas, mas esta prova de enorme resiliência merece da nossa parte esse desejado aplauso, aqui na Assembleia da República", lê-se no texto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório