Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Morreu o cineasta Joan Soler

O cineasta catalão Joan Soler, que ganhou um prémio Goya no ano de 2004, morreu no sábado com 52 anos vítima de cancro que lhe foi diagnosticado no verão passado, escreve hoje o diário Regió 7.

Morreu o cineasta Joan Soler
Notícias ao Minuto

11:21 - 09/02/14 por Lusa

Cultura Óbtio

Soler ganhou nesse ano o prémio Goya para o melhor documentário "Os niños del Nepal" (As crianças do Nepal) em que os seus diretores, Soler e Javier Berrocal, viajavam ao Nepal para visitar a Daleki School de Katmadú, dirigida por Viky Sherpa e cujo objetivo era proteger e dar uma vida digna aos filhos de famílias sem recursos

O cineasta, que nasceu em Manresa, Barcelona, em 1962, estudou direção de cinematográfica no Centro de Estudos Cinematográficos da Catalunha e foi o principal impulsionador do Festival de Cinema de Manresa, que dirigiu até 2007.

Soler foi também presidente do grupo coordenador de Festivais de Cinema e Video da Catalunha entre 2005 e 2009 e, em 2004, ano em que ganhou o prémio Goya, fundou a sua produtora cinematográfica, Cinefilms Prduccions.

Durante a sua carreira, o cineasta focou-se em documentários sociais ou de denúncia, e também foi nomeado em 2006 para o prémio Goya na categoria de melhor documentário, uma curta metragem intitulada, "Abandonati" (Abandonados).

Precisamente, hoje, o cinema espanhol celebra a 28.ª gala de entrega dos prémios Goya para 2013.

"A Grande família Espanhola", de Daniel Sanchez Arévalo, é, com onze nomeações, a favorita desta edição, destacando-se ainda "A ferida", de Ferando Franco.

A curta-metragem portuguesa de animação "O gigante", de Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida, está também nomeado para os Goya.

O filme português foi selecionado para a categoria "Melhor curta-metragem de animação espanhola", por ter Espanha entre os países coprodutores (além de Portugal, Brasil e do Reino Unido).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório