Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Museu de Macau apresenta escultura de Vhils em homenagem a Ayrton Senna

Cerca de 16 mil metros quadrados recebem o renovado museu do Grande Prémio de Macau, que inclui um novo mural do antigo campeão brasileiro de Fórmula Um Ayrton Senna, criado pelo português Vhils.

Museu de Macau apresenta escultura de Vhils em homenagem a Ayrton Senna
Notícias ao Minuto

11:19 - 19/03/21 por Lusa

Cultura Vhils

O Grande Prémio "faz parte da cultura de Macau" e o objetivo deste museu é "atingir as gerações do futuro" para que "continuem a saber e a ter também a afinidade" com este evento, disse hoje a diretora dos Serviços de Turismo de Macau, Maria Helena Senna Fernandes, num encontro com jornalistas, antes de uma visita guiada.

"Antigamente, a distância entre o Grande Prémio e os residentes era muito próxima, mas com a profissionalização do Grande Prémio a distância com o público aumentou e, por isso, queríamos atingir o público através do museu de Grande Prémio, especialmente a nossa geração do futuro", sublinhou.

Com uma história de "mais de 60 anos em Macau, o Grande Prémio tem acompanhado o crescimento dos residentes do território", acrescentou Senna Fernandes.

Concluída a renovação, que custou 479 milhões de patacas (cerca de 50 milhões de euros), o espaço do museu aumentou seis vezes para cerca de 16 mil metros quadrados e quatro andares, apresentando várias instalações, jogos interativos e corridas de moto em realidade virtual (VR), além de carros e motos de pilotos famosos que participaram no Grande Prémio de Macau, como o sete vezes campeão mundial alemão Michael Schumacher, Ayrton Senna ou o português Eduardo Carvalho.

Ayrton Senna, que morreu em 1994 durante o Grande Prémio de São Marino, é homenageado na composição de Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils, que representa a histórica vitória do piloto brasileiro em Macau, em 1983, e inclui um retrato do piloto assim como do Ralt RT3 Toyota que conduziu para a equipa Theodore Racing.

O museu está ainda em funcionamento experimental durante este mês, mas a partir da próxima segunda-feira, o público em geral pode adquirir, mediante inscrição prévia online, bilhetes para visitas aos sábados, domingos e feriados em abril e em maio.

Leia Também: Residentes estrangeiros em Macau vão poder pedir vistos para a China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório