Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

'Love is on my side' quebra tradição de músicas em português na Eurovisão

A música cantada por Tatanka, o vocalista dos The Black Mamba, é a primeira cantada totalmente em inglês que Portugal vai levar ao Festival Eurovisão da Canção.

'Love is on my side' quebra tradição de músicas em português na Eurovisão
Notícias ao Minuto

18:23 - 07/03/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Cultura Eurovisão

'Love is on my side' é a música que Portugal vai levar ao palco do Festival Eurovisão da Canção, em maio nos Países Baixos. O tema, interpretado por Tatanka, o vocalista dos The Black Mamba, é o primeiro totalmente cantado em inglês que vai representar o nosso país além fronteiras.

Esta não é a primeira vez que o intérprete que representa Portugal canta versos em inglês na Eurovisão, mas a música dos The Black Mamba - banda formada em 2010 e que se move no universo dos blues, da soul e do funk - é efetivamente a primeira que será cantada totalmente em inglês.

Rita Guerra, que representou Portugal na Eurovisão em Riga, Letónia, ousou cantar alguns versos em inglês, mas a música que apresentou - 'Deixa-me Sonhar' - tinha também versos na língua materna.

Na imaginário coletivo português ficou igualmente timbrada a participação de Salvador Sobral, que arrecadou o galardão da Eurovisão com o 'cometa' 'Amor Pelos Dois', em 2017. A música, totalmente cantada em português, foi escrita pela irmã do cantor, Luísa Sobral.

De salientar que, de acordo com as regras do Festival da Canção, organizado pela RTP, se prevê que 'não é obrigatório que as canções sejam interpretadas em língua portuguesa', dando assim liberdade aos participantes para apresentar músicas noutros idiomas.

Os The Black Mamba, recorde-se, receberam a segunda melhor votação do público, na 55.ª edição do certame, empatando a 20 pontos com Carolina Deslandes, com a música 'Por um triz'. Segundo as regras, em caso de empate, prevalece a votação do público (que deu menos pontos a Carolina Deslandes).

Carolina Deslandes tinha vencido a votação do júri nacional, que juntou os votos das sete regiões do país.

O festival teve em concurso 10 canções: 'Saudade' (composição de Karetus/interpretação de Karetus e Romeu Bairos), 'Joana do Mar' (Joana Alegre), 'Dia Lindo' (Fábia Maia), 'Na mais profunda saudade' (Hélder Moutinho/Valéria), 'Por um triz' (Carolina Deslandes), 'Dancing in the stars' (Neev), 'Não vou ficar' (Pedro Gonçalves), 'Contramão' (Filipe Melo/Sara Afonso), 'Volte-Face' (Pedro da Linha/Eu.Clides) e 'Love is on my side' (Tatanka/The Black Mamba).

A música 'Medo de Sentir', interpretada por Elisa e composta por Marta Carvalho, venceu em 2020 o Festival da Canção e deveria ter representado Portugal no Festival Eurovisão, que estava previsto para Roterdão, nos Países Baixos, mas que foi adiado um ano devido à pandemia de covid-19.

Este ano, não há risco de o concurso, que reúne representantes de 41 países, não acontecer, visto que os concorrentes vão gravar as atuações nos seus países. As semifinais da 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção estão marcadas para 18 e 20 de maio e, a final, para dia 22.

Leia Também: 'Love is on my side' vai representar Portugal na Eurovisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório