É "muito justa" atribuição de prémio da CPLP a Marcelo Rebelo de Sousa

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) considerou ser "muito justa" a atribuição, este ano, a Marcelo Rebelo de Sousa do prémio José Aparecido da Oliveira, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi hoje divulgado.

Presidência da República confirma presença de Marcelo na posse de Jair Bolsonaro

© Lusa

Lusa
06/03/2021 16:21 ‧ 06/03/2021 por Lusa

Cultura

UCCLA

Na carta de "felicitações" enviada ao Presidente da República, o secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho, disse estar "convicto" que com a atribuição daquele galardão "possibilitará, no quadro atual do mundo e do que se seguir ao termo da pandemia" causada pelo novo coronavírus, "um forte estímulo para que as relações entre os povos de língua portuguesa e, com eles, a CPLP, se aprofundem ainda mais".

"Ao tomar conhecimento da atribuição do Prémio José Aparecido de Oliveira, venho felicitá-lo vivamente pelo que o mesmo representa, e pela ação que tem defendido no aprofundamento das relações entre os países de língua oficial portuguesa e da CPLP. É muito justo", destaca a missiva que Vítor Ramalho enviou ao Presidente da República.

Para o secretário-geral da UCCLA "o facto do embaixador José Aparecido de Oliveira ter sido sempre um acérrimo defensor dessas relações tão importantes no mundo atual da afirmação da lusofonia", o nome de Marcelo Rebelo de Sousa, "seria, como foi, incontornável na ponderação" da atribuição daquela distinção.

Na sexta-feira, o secretário-executivo da CPLP anunciou que o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, é o vencedor deste ano do prémio José Aparecido da Oliveira.

Segundo o embaixador Francisco Ribeiro Telles, "o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi escolhido por consenso" entre os membros do júri, os embaixadores dos nove Estados-membros da CPLP.

"Estamos muito agradados com esta decisão, por consenso, dos Estados-membros", acrescentou.

O diplomata adiantou que não está ainda definida a data nem o local em que o Presidente da República Portuguesa poderá receber o prémio, no valor de 30 mil euros, mas admitiu a possibilidade que este possa ser entregue numa cerimónia à margem da próxima conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, prevista para julho em Luanda.

Criado em 2011, o prémio José Aparecido de Oliveira pretende homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção da comunidade lusófona.

Leia Também: Marcelo Rebelo de Sousa é o vencedor do prémio da CPLP deste ano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas