Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Teatro D. Maria estreia peça para crianças sobre a verdade e a mentira

A mais recente produção do Teatro Nacional D. Maria II para a infância, "Juro que é mentira", com encenação de Catarina Requeijo, estreia-se no sábado, na Salinha Online desta casa de espetáculos.

Teatro D. Maria estreia peça para crianças sobre a verdade e a mentira
Notícias ao Minuto

13:21 - 05/03/21 por Lusa

Cultura Teatro

A verdade e a mentira são os temas centrais desta peça destinada a crianças com mais de três anos, que é interpretada por Gonçalo Egito e Sandra Pereira.

Integrada no projeto Boca Aberta, com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa, a peça mostra que há mentiras para todos os gostos: "mentiras descaradas, mentiras que estão escondidas e outras à espreita nas esquinas".

"Mas também há mentiras que parecem verdade e o contrário", alerta a obra. "E se são mentiras ou verdades depende muito de quem as contar".

Na Salinha Online do D. Maria II estão disponíveis 20 histórias para crianças, além da que agora se estreia, e também "Onde é a guerra?", outra conceção de Catarina Requeijo, que põe em causa os motivos para os conflitos.

"O muro está construído, as armas estão preparadas e há um soldado de cada lado. São inimigos. Com dois inimigos, a guerra pode começar. Por causa do inimigo, passa-se fome e não se consegue dormir. O inimigo tem de ser destruído. É horrível, cheira mal da boca e não toma banho", diz a apresentação da peça, que logo acrescenta: "Pelo menos, é assim que cada soldado imagina o outro".

A dúvida vem depois: "E se conseguissem ver-se? O que aconteceria à guerra?"

O projeto Boca Aberta começou em 2015 e consiste em espetáculos trabalhados para as crianças, montados a partir de clássicos da literatura infantil e de obras contemporâneas de autores portugueses e estrangeiros.

Fora do confinamento, além da apresentação no Salão Nobre do Teatro, estes espetáculos também viajam pelos jardins de infância da Câmara Municipal de Lisboa, por equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pelo Hospital de Dona Estefânia.

Todas as representações têm audiodescrição em interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Leia Também: Sala online do Teatro D. Maria estreia 'Dias contados'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório