Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Urso de Ouro em Berlim para sátira política do romeno Radu Jude

A longa-metragem "Bad Luck Banging or Loony Porn", do realizador romeno Radu Jude, venceu o Urso de Ouro da Berlinale - Festival Internacional de Cinema de Berlim, prémio máximo do certame, anunciou hoje o júri da competição internacional.

Urso de Ouro em Berlim para sátira política do romeno Radu Jude
Notícias ao Minuto

12:24 - 05/03/21 por Lusa

Cultura Cinema

Coprodução da Roménia, com o Luxemburgo, Croácia e República Checa, a comédia, escrita pelo realizador, que a definiu como um "cartoon político", teve estreia internacional em Berlim e esteve no centro das atenções, ao visar a corrupção e os vícios do país de origem, em forma de sátira.

O filme "Rock Bottom Riser", do realizador norte-americano Fern Silva, de ascendência portuguesa, que fez parte da competição Encontros, foi distinguido com uma menção honrosa.

O Urso de Prata do Grande Prémio do Júri foi para a longa-metragem "Wheel of Fortune and Fantasy", do realizador japonês Ryusuke Hamaguchi, ao passo que o Urso de Prata do Prémio do Júri distinguiu o filme "Mr. Bachmann and His Class", da cineasta alemã Maria Speth.

O melhor realizador, distinguido com este prémio, foi Dénes Nagy, da Hungria, por "Natural Light", e o Urso de Prata para melhor interpretação foi para a atriz alemã Maren Eggert, pelo seu desempenho em "I'm Your Man", realizado por Maria Schrader.

O Urso de Prata para melhor papel secundário foi atribuído à atriz húngara Lilla Kizlinger, pela sua interpretação em "Forest - I See You Everywhere", de Bence Fliegauf.

Na contribuição artística, foi distinguido Yibrán Asuad, pela montagem de "Una película de policías", do mexicano Alonso Ruizpalacios, e o Urso de Prata para melhor argumento distinguiu "Introduction", de Hong Sangsoo, da Coreia do Sul.

No que respeita à secção Encontros, o júri decidiu premiar "Nous", da documentarista feminista francesa Alice Diop, como melhor filme.

O Prémio Especial do Júri foi para "Vi" ("Taste"), do realizador vietnamita Li Bao, e o de melhor realizador foi atribuído 'ex-aequo' aos suíços Ramon Zürcher e Silvan Zürcher, pelo filme "The Girl and the Spider", e ao canadiano Denis Côté, por "Hygiène sociale".

A 71.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou hoje os prémios da competição internacional de longas-metragens, a principal do certame, e a da secção Encontros, criada em 2020 para apoiar novas e mais diversificadas vozes do cinema.

Nesta edição, a programação oficial contou com várias produções e coproduções portuguesas.

Na competição de curtas-metragens estiveram "Luz de Presença", de Diogo Costa Amarante - realizador premiado com o Urso de Ouro em 2017 -, e "Nanu Tudor", da moldava Olga Lucovnicova, com coprodução entre Portugal, Bélgica e Hungria, que foi distinguida com o prémio máximo, anunciado na quinta-feira.

Na secção Fórum esteve, em estreia mundial, o filme "No táxi do Jack", entre documentário e ficção, de Susana Nobre.

No programa Fórum Expandido estiveram "Mudança", do realizado luso-guineense Welket Bungué, "Night for day", da artista visual britânica Emily Wardill, com coprodução luso-austríaca, e a produção portuguesa "13 ways of looking at a blackbird", da brasileira Ana Vaz.

O "Berlinale Talents", um programa de formação, conversas e encontros, contou com os realizadores Paulo Carneiro e David Pinheiro Vicente e com a 'designer' de som Inês Adriana, aos quais se juntaram a realizadora canadiana Joelle Walinga e a produtora brasileira Janaina Bernardes, que trabalham com Portugal.

Esta edição do festival, que hoje encerra a primeira parte, abriu na passada segunda-feira e decorreu exclusivamente 'online'. A segunda parte, com a programação oficial a ser exibida em sala, com público, está marcada de 09 a 20 de junho, durante a qual serão entregues os prémios agora anunciados.

Leia Também: Prémio Pessoa vai ser anunciado a 11 de março por transmissão de vídeo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório