Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Temporada de Violas da Terra com iniciativas adaptadas para 'online'

A Associação de Juventude Viola da Terra, um instrumento musical típico dos Açores, vai recorrer à internet para manter a sua programação, "antevendo o prolongamento da pandemia" e "a instabilidade previsível na concretização de eventos com público", foi anunciado.

Temporada de Violas da Terra com iniciativas adaptadas para 'online'
Notícias ao Minuto

22:00 - 04/03/21 por Lusa

Cultura Violas

A 'Temporada de Violas da Terra' organizada anualmente "terá a maioria dos seus eventos" numa programação "online" na edição de 2021, segundo informou hoje a Associação criada para divulgar e potenciar a prática do instrumento musical.

A Associação organiza anualmente a 'Temporada de Violas da Terra', mas "antevendo o prolongamento da situação de pandemia e a instabilidade previsível na concretização de eventos com público planeou dessa forma a sua temporada 2021", lê-se numa nota.

'Palco Aberto Açores -- música original com viola da terra', 'Festival da Viola' e 'Encontro Internacional de Violas de Arame' são eventos que a Associação pretende concretizar este ano em formato "online" e iniciativas das comemorações do 'III Dia da Viola da Terra' em 2 de outubro.

Como eventos presenciais este ano, a Associação pretende concretizar a iniciativa 'Violas do Atlântico -- Viola Micaelense e Viola Terceirense', que em 2020 aconteceu numa transmissão na página da rede social facebook da Associação.

A Associação planeia ainda "várias iniciativas" ligadas ao 'Dia da Viola da Terra' num "formato ao vivo", mas estes eventos "só acontecerão com público" dependente da evolução da pandemia e "de acordo com as normas em vigor nessa altura".

O responsável pela Associação de Juventude Viola da Terra, Rafael Carvalho, lembra que a situação de pandemia tem impedido a realização de eventos ao vivo, há quase um ano, mas com a adaptação para iniciativas "online" a viola da terra "continuou a ser tocada e a ser ouvida, pelas plataformas digitais".

Devido à pandemia da covid-19 "foi adiado" para este ano o estágio e concerto da 'Orquestra de Violas da Terra', porque "envolve tocadores de praticamente todos os concelhos da ilha de São Miguel".

"Esse evento está previsto para 2021 e poderá até ser adaptado para um concerto em directo nas redes sociais consoante o evoluir da pandemia", adianta a Associação.

Para 2021, a Associação pretende ainda avançar com "um trabalho discográfico com a Viola de 12 e de 15 cordas dos Açores" e continuar com sessões de sensibilização sobre o instrumento musical nas escolas.

A 'Temporada de Violas da Terra', iniciada em 2013, tem "possibilitado a dezenas de músicos açorianos", ligados aquele instrumento musical típico dos Açores, "a apresentação do trabalho que desenvolvem", tem promovido a formação e a edição de trabalhos, "aproximando" a Viola da Terra "às crianças das escolas", salienta a Associação.

A viola da terra possui cinco parcelas de 12 cordas, sendo afinada num tom mais baixo em São Miguel e Santa Maria relativamente às restantes ilhas dos Açores.

O instrumento é também conhecido como viola de arame ou viola de dois corações, sendo semelhante ao violão, mas de dimensões mais pequenas.

No passado, o instrumento fazia parte do dote do noivo e o seu lugar na casa durante o dia era em cima de uma colcha axadrezada, como adorno do quarto do casal, assumindo, desde o povoamento do arquipélago, um lugar de destaque nos festejos, bailes, cantorias e serões.

Leia Também: Presidente da República desloca-se amanhã à Madeira e aos Açores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório