Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

'Cultura para todos' envolve população em atividades artísticas

O município de Vinhais, no distrito de Bragança, vai investir quase 226 mil euros do programa "Cultura para Todos" em atividades artísticas que envolvem a população na preparação e participação, divulgou hoje o município.

'Cultura para todos' envolve população em atividades artísticas
Notícias ao Minuto

16:39 - 25/02/21 por Lusa

Cultura Vinhais

O projeto foi contemplado na totalidade com financiamento do programa 'Cultura para Todos', no âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara em novembro de 2019, segundo a autarquia.

As atividades previstas, como explica em comunicado, focam-se "fundamentalmente na promoção de iniciativas de inclusão social através da dinamização de práticas artísticas e culturais com forte ênfase em ações de intergeracionalidade, bem como em ações de inclusão de grupos excluídos".

"No desenvolvimento deste projeto todos são chamados a participar e todos terão um contributo importante na coprodução das várias atividades", enfatiza.

A autarquia transmontana entende que, "com esta candidatura, o concelho de Vinhais terá uma oportunidade única para a preservação dos principais traços identitários da sua cultura".

"Este território apresenta um vasto património histórico e cultural, nomeadamente o património inerente às Artes e Ofícios, Música e Danças, que urge ser preservado. O "Cultura para Todos em Vinhais" constituirá uma alavanca para que se perpetue, através de novas abordagens e de uma visão holística, a herança cultural", acrescenta.

A operação prevê "a realização de um total de 206 iniciativas, desde oficinas temáticas, workshops, espetáculos e exposições, através do desenvolvimento de projetos artísticos de inclusão social a partir de três eixos principais: Teatro e Artes Performativas; Música e Dança; Artes e Ofícios".

As ações serão desenvolvidas "em parcerias com entidades cuja atividade é fundamental para a partilha de saberes e tradições", como as associações culturais e recreativas, as Instituições Particulares de Solidariedade Social, as juntas de freguesia e outros organismos locais com relevância na área da inclusão social.

Ao projeto "Cultura para Todos em Vinhais" junta-se o projeto "Festival Simbiose" aprovado recentemente, inserido no Programa Património Cultural - Programação Cultural em Rede - Imaterial e que tem como objetivo valorizar o património cultural e natural, através da organização e promoção de eventos culturais com impacto na projeção da imagem da região e do incremento de fluxos turísticos.

Este último projeto funciona em rede com os municípios de Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro e tem como base a coprodução e itinerância de espetáculos focados em elementos identitários de Trás-os-Montes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório