Meteorologia

  • 21 ABRIL 2021
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

Porto Design Biennale'21 revela oito projetos vencedores

A Porto Design Biennale (PDB) anunciou hoje os oito projetos vencedores da 'open call', que a organização lançou no âmbito da programação paralela, e que integrarão as atividades satélite do evento, marcado para julho deste ano.

Porto Design Biennale'21 revela oito projetos vencedores
Notícias ao Minuto

12:57 - 25/02/21 por Lusa

Cultura PDB

Em comunicado, a PDB, promovida pelos municípios do Porto e de Matosinhos e organizada pelo centro de investigação da Escola Superior de Arte e Design (ESAD), vai decorrer nas duas cidades entre 02 de junho e 25 de julho, sob o tema "Alter-Realidades: Desenhar o presente".

"Tendo como eixo central a reflexão sobre o tema geral desta edição, as candidaturas selecionadas desenham um caderno de atividades, instalações, oficinas e criação que, entre o digital e o espaço público, se propõem a traçar novas linhas de conexão entre as comunidades locais, a debater a diversidade e a preservação ambiental e a apontar rotas para um futuro que transformem as relações de poder e combatam a exclusão social", explica a organização.

"Yugen App", por Alexander Burenkov, "A Recoletora", por Alexandre Delmar, "Outras Paisagens: Petit folies sobre o Douro", por Ana Neiva e João Nuno Gomes, e "Caring Assemblies. Designing for better futures", por Bartlebooth - Antonio Giráldez, López, Pablo Ibáñez Ferrera são quatro dos projetos selecionados.

Os restantes quatro projetos selecionados para as atividades satélite da PDB'21 são "Control Wars Laboratorio", por Grace Turtle, "For the Record: The Politics of Design in Music Video", por Het Nieuwe Instituut, "Exploratório com impact: design participativo para o habitat dos 99%", por Inês Alves e Lara Plácido, e "Aqui ficam dragões", por Luis Galan.

A organização acrescenta no comunicado que "jogos, aplicações, workshops, ciclos de conversa, visitas guiadas, jantares, instalações e performances" são igualmente algumas das propostas que integrarão o programa de atividades a ser desenvolvido entre 02 de junho a 25 de julho 2021.

"Escolhida está também a equipa de design gráfico que irá desenvolver a imagem visual da Bienalle que, este ano, estará nas mãos do coletivo 1234, composto por Irina Pereira, Joa~o Castro, Miguel Almeida e Serafim Mendes", refere ainda a organização.

A PDB sublinha que "o grande desafio do evento para este novo ano é o de convocar a sociedade, a academia, a indústria, as instituições e os agentes culturais para uma reflexão dinâmica sobre a construção de um futuro 'glocalizado'".

Em 2019, a 1.ª edição da PDB mobilizou cerca de 50 mil pessoas ao longo de 81 dias, num programa que integrou cerca de 300 projetos e 60 eventos como exposições, oficinas, performances, instalações e conversas, apresentados em 37 espaços das cidades do Porto e Matosinhos, envolvendo 20 curadores e 310 participantes de 18 nacionalidades.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório