Edvard Munch deixou uma mensagem escondida na pintura 'O Grito'

Foi resolvido um dos mais longos mistérios da arte moderna.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
23/02/2021 09:20 ‧ 23/02/2021 por Notícias ao Minuto

Cultura

Pintura

Uma nova investigação descobriu que existe uma pequena mensagem escondida na famosa pintura 'O Grito', da autoria de Edvard Munch.

A frase 'Só pode ser pintada por um louco', que durante anos se pensou tratar de um ato de vandalismo, pode ser lida no canto superior esquerdo da obra.

Após uma extensa pesquisa do Museu Nacional da Noruega, que recorreu ao uso de tecnologia infravermelha para analisar a mensagem, descobriu-se que a frase foi escrita, afinal, pelo próprio autor.

“A escrita é, sem dúvida, do próprio Munch. A própria caligrafia, assim como os acontecimentos ocorridos em 1895, quando Munch mostrou a pintura na Noruega pela primeira vez, apontam todos na mesma direção”, concluiu a curadora do museu, Mai Britt Guleng, citada pela CNN.

A frase era um dos mistérios mais longos da história da arte moderna e que ficou agora esclarecido.

'O Grito' é uma das mais famosas pinturas da era moderna, tendo sido apropriada pela cultura pop em todo o mundo, o que tem contribuído para a sua reprodução em todo o tipo de objetos e vestuário, desde canecas a 't-shirts'.

A imagem tem sido interpretada como uma representação simbólica da ansiedade e angústia humanas, e é vista como uma interpretação pessoal do artista norueguês que abriu caminho à corrente expressionista.

Existem várias versões da obra de Edvard Munch (1863-1944), nomeadamente duas pinturas, duas obras em pastel, várias litografias e alguns desenhos e esboços.

Leia Também: Novos museus vão abrir em vários países em 2021

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas