Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Edvard Munch deixou uma mensagem escondida na pintura 'O Grito'

Foi resolvido um dos mais longos mistérios da arte moderna.

Edvard Munch deixou uma mensagem escondida na pintura 'O Grito'
Notícias ao Minuto

09:20 - 23/02/21 por Notícias ao Minuto

Cultura Pintura

Uma nova investigação descobriu que existe uma pequena mensagem escondida na famosa pintura 'O Grito', da autoria de Edvard Munch.

A frase 'Só pode ser pintada por um louco', que durante anos se pensou tratar de um ato de vandalismo, pode ser lida no canto superior esquerdo da obra.

Após uma extensa pesquisa do Museu Nacional da Noruega, que recorreu ao uso de tecnologia infravermelha para analisar a mensagem, descobriu-se que a frase foi escrita, afinal, pelo próprio autor.

“A escrita é, sem dúvida, do próprio Munch. A própria caligrafia, assim como os acontecimentos ocorridos em 1895, quando Munch mostrou a pintura na Noruega pela primeira vez, apontam todos na mesma direção”, concluiu a curadora do museu, Mai Britt Guleng, citada pela CNN.

A frase era um dos mistérios mais longos da história da arte moderna e que ficou agora esclarecido.

'O Grito' é uma das mais famosas pinturas da era moderna, tendo sido apropriada pela cultura pop em todo o mundo, o que tem contribuído para a sua reprodução em todo o tipo de objetos e vestuário, desde canecas a 't-shirts'.

A imagem tem sido interpretada como uma representação simbólica da ansiedade e angústia humanas, e é vista como uma interpretação pessoal do artista norueguês que abriu caminho à corrente expressionista.

Existem várias versões da obra de Edvard Munch (1863-1944), nomeadamente duas pinturas, duas obras em pastel, várias litografias e alguns desenhos e esboços.

Leia Também: Novos museus vão abrir em vários países em 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório