Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Cooperativa de Espinho quer ler excertos de 100 livros numa só noite

A Cooperativa Nascente está a preparar para o Dia Mundial do Livro um evento presencial e 'online' que irá envolver a leitura de excertos de 100 obras literárias por 100 participantes, revelou hoje essa entidade cultural de Espinho.

Cooperativa de Espinho quer ler excertos de 100 livros numa só noite
Notícias ao Minuto

11:54 - 10/02/21 por Lusa

Cultura Espinho

A partir do distrito de Aveiro, a cooperativa que todos os anos vem organizando o Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho quer, assim, concentrar no dia 23 de abril, em horário e local ainda a definir consoante a situação epidemiológica da altura, uma leitura coletiva registada em vídeo por bibliófilos de qualquer localização no país ou no mundo.

Os livros selecionados para essa leitura parcial serão escolhidos pelos próprios participantes e, segundo explica fonte da Nascente, os respetivos excertos serão compilados num filme próprio, a editar pela cooperativa para lançamento no dia do evento e posterior difusão alargada.

"A participação [do público] passa pela gravação de um vídeo com as leituras dos livros, sendo posteriormente composta uma narrativa, com a edição do material recebido", informa a cooperativa, realçando que os interessados terão que optar entre "romance ou poesia".

As inscrições para o efeito decorrem até segunda-feira, através do site https://100livros.weebly.com/. Uma vez confirmada a inscrição, os participantes têm até ao dia 15 de março para remeter à Nascente um vídeo com o excerto selecionado, não podendo esse registo ultrapassar a extensão de três minutos.

"Todos os concorrentes receberão um convite duplo para a apresentação pública agendada para o dia 23 de abril e durante a qual será exibido o vídeo '100 livros para uma noite', seguido de um debate com um escritor convidado", adianta a cooperativa.

Prevê-se ainda a publicação integral dos vídeos de todos os participantes na página da Nascente gere na plataforma 'online' de vídeos Youtube, assim como o sorteio entre os concorrentes de três assinaturas anuais da revista Ler.

AYC // JAP

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório