Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Filme 'Mank' e série 'The Crown' são os mais nomeados para Globos de Ouro

O filme 'Mank', de David Fincher, e a série 'The Crown', produzidos pela plataforma Netflix, lideram as nomeações para os Globos de Ouro, hoje anunciadas pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, nos Estados Unidos.

Filme 'Mank' e série 'The Crown' são os mais nomeados para Globos de Ouro
Notícias ao Minuto

14:49 - 03/02/21 por Lusa

Cultura Globos de Ouro

Os nomeados para a 78.ª edição dos Globos de Ouro refletem o impacto da pandemia da covid-19 na indústria cinematográfica em 2020, com o adiamento de estreias em sala e a exibição de mais produções em plataformas de 'streaming' ou em contexto de festivais.

Segundo as contas da organização, a Netflix soma 22 nomeações nas categorias de cinema e 20 nas de televisão, seguindo-se a Amazon Studios com sete nomeações em cinema e a HBO em televisão.

'Mank', de David Fincher, produzido e estreado na Netflix, é o filme mais nomeado nesta edição dos Globos de Ouro, em seis categorias, incluindo as de Melhor Drama, Realização, Argumento (para Jack Fincher, pai do realizador), e Ator em Drama, para Gary Oldman.

O filme 'Os 7 de Chicago', de Aaron Sorkin, também exibido por aquela plataforma, reúne cinco nomeações para os Globos de Ouro, em Melhor Drama, Realização, Argumento e representação masculina, com Sasha Baron Cohen.

Para o prémio de melhor realização há uma prevalência de mulheres, estando indicadas Emerald Fennell ('Promising young woman'), Regina King ('One night in Miami...') e Chloé Zhao ('Nomadland - Sobreviver na América'), às quais se juntam David Fincher ('Mank') e Aaron Sorkin ('Os 7 de Chicago').

Para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro foram nomeados 'Another round', de Thomas Vinterberg, 'Uma vida à sua frente', de Edoardo Ponti, 'La llorona', de Michael Chaves, 'Deux', de Filippo Meneghetti, e 'Minari', de Lee Isaac Chung.

Pela categoria de Melhor Comédia ou Musical competem 'Borat, o filme seguinte', 'Hamilton', 'Music', 'Palm Springs' e 'The Prom'.

Na produção de séries e programas de televisão, a mais nomeada é 'The Crown' (Netflix), com seis Globos de Ouro, entre os quais Melhor Série de Drama. As atrizes Olivia Colman, Emma Corrin, Gillian Anderson, Helena Bonham Carter e o ator Josh O'Connor, do elenco desta série, estão nomeados.

A 78.ª edição dos Globos de Ouro está marcada para 28 de fevereiro, contará com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a cerimónia será apenas virtual, face à situação epidemiológica da covid-19 nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório