Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Dança, teatro e música na programação 'online' do aniversário do Rivoli

Dança, teatro, performance e música irão preencher, de quarta-feira a domingo, a programação exclusivamente 'online', devido ao confinamento, que assinalará o 89.º aniversário do Teatro Rivoli, anunciou o Teatro Municipal do Porto (TMP).

Dança, teatro e música na programação 'online' do aniversário do Rivoli
Notícias ao Minuto

11:08 - 19/01/21 por Lusa

Cultura Porto

O programa inclui o lançamento da versão digital da publicação Cadernos do Rivoli, considerado "um importante documento para a história das artes performativas e uma marca identitária deste teatro".

O sétimo volume, com edição de Tiago Bartolomeu Costa, reúne 20 autores e um total de 200 páginas sobre o que foi feito e o que ficou por ver da temporada anterior (2019/2020).

O 'site' do TMP vai albergar alguns conteúdos que constam na publicação, incluindo outras contribuições complementares.

Em relação a espetáculos, será exibido 'IO -- Paisagens, Máquinas e Animais', da coreógrafa Né Barros, apresentados excertos de 'Noite de Primavera', do Teatro Nova Europa, e a segunda peça de teatro da 'Tetralogia das Estações', do dramaturgo e encenador Luís Mestre.

Na música serão disponibilizados dois concertos inseridos no ciclo Understage do TMP, coproduzidos com a Matéria Prima: COBRA'CORAL, coletivo vocal formado por Catarina Miranda, Clélia Colonna e Ece Canli; e Adufes & Pandeiros -- Concerto para percussões tradicionais e eletrónica, de Jorge Queijo e Francisco Antão.

O programa contempla ainda o projeto A Poesia está a passar por aqui, que propõe "uma viagem literária (e virtual) com seis 'diseurs' em seis espaços inusitados do Rivoli, que pode começar em Sophia de Mello Breyner e acabar em Cesariny, passando pela desconcertante Adília Lopes".

'The Residual Pieces', 11 performances da artista-arquivista Solveig Phyllis Rocher, a partir de 11 meses de programação apresentada em 2020 pelo TMP, e a reposição online de 'Ø ilha', filme que resultou do encontro entre a realizadora Cláudia Varejão e a coreógrafa Joana Castro no âmbito do projeto do PAR(S) - Artes Performativas e Imagem Online, lançado pelo TMP em dezembro de 2020, estão também incluídos na programação.

Os eventos são gratuitos e podem ser acompanhados 'online' em horário contínuo, a partir da página do TMP: www.teatromunicipaldoporto.pt.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório