Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cancelado Festival Entrudanças previsto para fevereiro em Castro Verde

A edição deste ano do Festival Entrudanças, agendada para fevereiro, para celebrar um Carnaval "diferente" na vila de Entradas, concelho alentejano de Castro Verde, foi cancelada, devido à pandemia de covid-19, revelou hoje a câmara.

Cancelado Festival Entrudanças previsto para fevereiro em Castro Verde
Notícias ao Minuto

16:18 - 11/01/21 por Lusa

Cultura Festival Entrudanças

O Município de Castro Verde (Beja), promotor do festival, em parceria com a Associação Pédexumbo e a Junta de Freguesia de Entradas, referiu que "tem procurado adotar todas as medidas possíveis para limitar os riscos de contágio" do vírus que provoca a doença covid-19 e está "consciente" de que "é preciso continuar com a mesma determinação".

"Num momento em que depositamos todas as esperanças na vacinação da população já em curso, é necessário continuar a ter todas as ações de prevenção que estejam ao nosso alcance, quer pessoal, quer coletivamente", defendeu a autarquia, em comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Daí, continuou, a decisão de cancelar o Festival Entrudanças deste ano, que estava programado para decorrer entre os dias 12 e 14 de fevereiro.

O município cancelou também as edições deste ano da tradicional Feira de S. Sebastião e do Pau-roxo, prevista para dia 20 deste mês, e do "Peddy Paper dos Entrouxos", que deveria ter lugar a 15 de fevereiro, na vila de Castro Verde.

O Festival Entrudanças visa proporcionar "um Carnaval diferente na planície alentejana", através de uma programação variada e marcada por uma componente "muito forte" de danças e músicas tradicionais e por atividades ligadas a saberes e tradições.

Já a Feira de S. Sebastião e do Pau-roxo, ou cenoura-roxa, vegetal que era muito apreciado como petisco e comido nas tabernas de Castro Verde, é a primeira do ano na vila e "uma das últimas de tradição medieval" e costuma encher o Rossio do Santo com bancas para comércio de vários produtos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.934.693 mortos resultantes de mais de 90,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o mais recente balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.925 pessoas dos 489.293 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório