EUA: 'Vitalina Varela' como 4.º melhor filme de língua estrangeira

O filme 'Vitalina Varela', de Pedro Costa, foi votado o quarto melhor de língua estrangeira do ano pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos, anunciou hoje aquela organização.

Críticos dos EUA votam "Vitalina Varela" como quarto melhor filme de língua estrangeira

©

Lusa
09/01/2021 22:53 ‧ 09/01/2021 por Lusa

Cultura

Vitalina Varela

O anúncio, que colocou 'Vitalina Varela' atrás do romeno 'Collective', de Alexander Nanau, do brasileiro 'Bacurau', de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e do russo 'Beanpole', de Kantemir Balagov, foi feito através da conta de Twitter da organização, depois da reunião dos 55.º prémios anuais.

Segundo a votação, "Collective" reuniu 38 pontos, enquanto "Bacurau" e "Beanpole" conseguiram 36 pontos 'ex aequo', seguindo-se "Vitalina Varela" com 32 pontos.

O filme de Pedro Costa foi ainda o terceiro classificado na categoria de melhor cinematografia, com o diretor de fotografia Leonardo Simões a ser superado por James Richards (de 'Nomadland') e Shabier Kirchner (de 'Lovers Rock').

'Nomadland', de Chloé Zhao, foi o grande vencedor destes galardões, tendo conquistado também as categorias de melhor filme, melhor realização, e melhor atriz, atribuído a Frances McDormand.

De acordo com a sociedade de críticos, o processo foi conduzido por um sistema de votação ponderada, com os participantes a votarem nas suas três escolhas para cada categoria (três pontos para a primeira escolha, dois para a segunda e um para a terceira). "O nomeado com mais pontos e que apareça na maioria dos boletins de voto vence", explicou a sociedade.

Candidato português à nomeação para Óscar de Melhor Filme Internacional, "Vitalina Varela" teve estreia mundial em agosto de 2019 no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde arrecadou os principais prémios: Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina.

Desde então, tem sido exibido e tem recebido vários prémios em diversos festivais internacionais de cinema, para além de ter aparecido em múltiplas listas de melhores do ano. A publicação especializada Variety colocou-o, há dias, em 19.º na lista de possíveis candidatos ao Óscar de Melhor Filme Internacional.

Pedro Costa conheceu Vitalina Varela quando rodava "Cavalo Dinheiro", acabando por incluir parte da sua história na narrativa, dando-lhe depois protagonismo no filme seguinte.

A narrativa centra-se numa mulher cabo-verdiana que chega a Portugal três dias após a morte do marido, depois de ter estado 25 anos à espera de um bilhete de avião.

Em Locarno, Pedro Costa explicou que os filmes sobre a comunidade cabo-verdiana não são documentários: "Estamos a fazer algo um pouco mais épico", com base numa relação que existe há 25 anos.

"Falo de pessoas que vivem hoje no esquecimento, dormem nas ruas, são torturados. O cinema pode protegê-los, de certa forma vingar uma parte desta situação, porque pode ser exibido em qualquer lado", disse.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas