Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

'Tijuana' do coletivo Lagartijas Tiradas al Sol estreia em Portugal

'Tijuana', do coletivo Lagartijas Tiradas al Sol, é um solo teatral sobre um trabalhador que sobrevive com o salário mínimo no México que tem estreia nacional no próximo dia 14, na Central Elétrica, no Porto, anunciou a Circolando.

'Tijuana' do coletivo Lagartijas Tiradas al Sol estreia em Portugal
Notícias ao Minuto

13:45 - 06/01/21 por Lusa

Cultura México

'Tijuana', um solo de teatro do ator Lázaro Gabino Rodríguez, é uma obra do Lagartijas Tiradas al Sol, "que é um dos principais coletivos mexicanos" que "tem circulado nos principais festivais de teatro do mundo" e tem uma "importância bastante acentuada para pensar o teatro latino-americano e para pensar o teatro ibero-americano", disse à agência Lusa o curador do espaço Central Elétrica, Pedro Vilela.

A obra, que integra o ciclo de trabalho intitulado "La Democracia en México (1965-2015)" - que se propõe em criar uma obra para cada 32 estados da federação -, vai revelar a experiência que o ator Lázaro Gabino Rodríguez viveu durante seis meses em Tijuana, e como um trabalhador constrói a sua vida a partir de um salário mínimo.

Lázaro foi viver para Tijuana, transforma-se na personagem Santiago Ramírez, vai trabalhar numa fábrica de têxtil e vai experienciar o que significa ser um mexicano que ao final do mês tem um salário mínimo para poder "sobreviver e para poder dar conta da sua vida", descreve Pedro Vilela.

A obra, segundo o curador Pedro Vilela, reflete sobre "qual o papel da democracia naquele país [México]" e como "esse ideal de democracia chega às diferentes classes sociais mexicanas".

No mesmo dia da estreia de 'Tijuana', prevista para as 19h do dia 14 de janeiro, o espaço Central Elétrica recebe antes a curta-metragem "Distrito Federal", do mesmo coletivo mexicano .

Além da estreia em Portugal do espetáculo 'Tijuana', o coletivo Lagartijas Tiradas al Sol, que se apresenta pela primeira vez em Portugal após uma residência de dois meses na cidade do Porto através do programa financeiro municipal InResidence 2020, no dia 27 de janeiro, pelas 19h, realiza uma mostra pública de processo de criação de 'Campeche', e que, tal como 'Tijuana', integra o ciclo de trabalho 'La Democracia en México'.

Segundo Pedro Vilela, a obra tenta fazer uma contraposição entre "passado e presente" e o que é que seria a pirataria do presente e como a estrutura da pirataria modifica a estrutura do capitalismo que aflige o México nos dias atuais.

No dia 27 de janeiro, o público volta a ter a oportunidade de ver a curta-metragem "Distrito Federal".

Segundo a cooperativa cultural Circolando, estas iniciativas culturais integram a programação da Central Elétrica através do Programa Criatório, da Câmara Municipal do Porto.

A entrada é gratuita mediante inscrição prévia através do 'site' ou redes sociais da Circolando.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório