Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Novo álbum de aventuras de Astérix vai ser lançado em outubro

Um novo álbum de Astérix vai ser lançado em outubro deste ano pela dupla Jean-Yves Ferri (argumento) e Didier Conrad (desenhos), que tem dado continuidade à série criada há mais de 60 anos por René Goscinny e Albert Uderzo.

Novo álbum de aventuras de Astérix vai ser lançado em outubro
Notícias ao Minuto

16:20 - 04/01/21 por Lusa

Cultura Astérix

Trata-se do 5.º álbum destes dois autores, depois de terem lançado conjuntamente "Astérix entre os Pictos", em 2013, "O Papiro de César", em 2015, "Astérix e a Transitálica", em 2017, e "A Filha de Vercingétorix", em 2019, anunciou a editora Leya.

Nesta nova aventura, que começa com uma partida de xadrez com Obélix, os gauleses partem numa viagem rumo a um destino que é mantido em segredo pelos autores, para ajudar um amigo do druida Panoramix, embora não sejam revelados mais pormenores.

Panoramix adormece durante o jogo e acorda a gritar aquilo que será o nome do local para onde têm de ir, e que surge ocultado por uma etiqueta, em que se lê "confidencial". Desta forma, os autores mantêm aquilo que tem sido sempre a sua tradição: não revelar antecipadamente os locais das novas aventuras dos gauleses.

O novo álbum de Astérix chegará às livrarias, em lançamento mundial, em 21 de outubro de 2021.

Desde a criação de Astérix, há quase 60 anos, foram vendidas 380 milhões de cópias de álbuns de aventuras dos "irredutíveis gauleses", em 111 idiomas, incluindo a língua mirandesa.

A obra de Uderzo tem sido utilizada em filmes, desenhos animados, parques de diversões, brinquedos ou jogos de vídeo, entre outros.

Astérix, o Gaulês, foi criado pelo desenhador Albert Uderzo, que morreu em março de 2020, e pelo seu amigo René Goscinny, falecido em 1977.

A morte, aos 51 anos, do argumentista René Goscinny, durante um teste de stress realizado para um 'check-up', afetou muito Uderzo, que deixou a sua histórica editora para montar a sua própria empresa, Les éditions Albert-René, com a qual lançou mais oito 'Asterixes' a solo, mantendo sempre na capa o nome do seu parceiro nesta aventura literária.

Em 2011, Uderzo passou o testemunho a autores mais jovens - os desenhadores Frédéric e Thierry Mébarki e o guionista Jean-Yves Ferri -, enquanto acompanhava de perto o seu trabalho, que foi mais uma vez coroado de sucesso.

Em 2013, foi lançado o primeiro álbum por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, "Astérix entre os Pictos".

Além de Astérix e Obélix, entre as personagens que povoam o imaginário criado por Uderzo e Goscinny contam-se ainda o druída Panoramix, o bardo Cacofonix e o pequeno cão Ideiafix, entre muitas outras.

O irredutível guerreiro gaulês apareceu pela primeira vez em Portugal, nas páginas da revista Foguetão, no dia 04 de maio de 1961.

Portugal foi o primeiro país não francófono a publicar as aventuras do pequeno gaulês e do seu amigo Obélix, na defesa da irredutível aldeia contra as tropas romanas de Júlio César, com a ajuda de uma poção secreta.

A primeira edição portuguesa de um álbum de Astérix data de 1967, e foi "Astérix, o Gaulês".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório