Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Recordado concerto "memorável" de Pete Seeger em Lisboa

O músico norte-americano Pete Seeger, que morreu na segunda-feira aos 94 anos, deu em 1983 um concerto "memorável" em Lisboa e que ficou registado em álbum, recordou à Lusa Ruben de Carvalho, um dos promotores do espetáculo.

Recordado concerto "memorável" de Pete Seeger em Lisboa
Notícias ao Minuto

11:50 - 28/01/14 por Lusa

Cultura Ruben de Carvalho

Considerado uma das figuras primordiais do folk norte-americano, Peter Seeger fez da canção uma arma de ativismo social e político, juntando-se a vários movimentos cívicos pelos direitos humanos ao longo do século XX, contra a opressão e a guerra.

A 02 de dezembro de 1983 atuou no Pavilhão dos Desportos de Lisboa, para uma plateia que esgotou os bilhetes "num ai, em dois dias", e o concerto acabou por ser editado em álbum, acompanhado de um pequeno livro e um folheto com fotografias.

"Fizemos várias tentativas para trazer o Pete Seeger a Portugal e conseguimos depois de lhe ter escrito uma carta. Criámos uma comissão, com João Paulo Guerra, José Jorge Letria, Daniel Ricardo e o Sérgio Godinho", recordou Ruben de Carvalho, antigo jornalista e membro do Comité Central do PCP.

Ruben de Carvalho, responsável pelo ciclo "Hootenanny", de blues e folk, na Culturgest, afirmou ainda que na altura do concerto conseguiu convencer Pete Seeger a não atuar sozinho em palco, tendo contado com as participações de Júlio Pereira, Zé da Ponte e Guilherme Inês.

Houve ainda uma projeção de "slides" com as letras das canções numa tela com imagens criadas pelo artista plástico Rogério Ribeiro.

"Não tínhamos pensado em gravar o concerto, mas o ambiente era tão simpático que se conseguiu reunir condições para isso", disse.

Por essa razão, pela adesão do público - que Pete Seeger iria recordar noutras ocasiões - Ruben de Carvalho tem na lembrança "uma coisa verdadeiramente memorável. Foi uma coisa gloriosa".

Ruben de Carvalho admitiu ser um enorme fã da família Seeger ("já cá trouxe o irmão Mike Seeger e o sobrinho Anthony Seeger"), descrevendo Pete Seeger como "um exemplo de firmeza ideológica", um nome fundamental "de toda uma geração que fez parte da folk".

Juntamente com Woody Guthrie, foi um dos responsáveis pela divulgação da música folk norte-americana, assinando canções como "Where have all the flowers gone?", "If I had a hammer (the hammer song") e "Turn, turn, turn", e interpretando temas como "We shall overcome".

Tocador de guitarra, ukulele e banjo (instrumento no qual tinha gravada a frase "Esta máquina cerca o ódio e força-o à rendição"), Peter Seeger participou em 2009 no concerto de celebração da eleição de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos interpretando, ao lado de Bruce Springsteen e do neto Tao Rodríguez-Seeger, a canção "This land is your land", de Guthrie.

Os 90 anos do músico foram celebrados no Madison Square Garden, em Nova Iorque, com um concerto em que Bruce Springsteen o apresentou como "um arquivo vivo da música americana e da sua consciência, um testemunho do poder da música e da cultura".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório