Meteorologia

  • 24 OUTUBRO 2021
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 25º

Edição

Fórum do Futuro lança livro 'Vita Nova' com textos de Octavia Butler

A organização do Fórum do Futuro decidiu lançar um livro, intitulado 'Vita Nova', para contrariar a impossibilidade de realizar o evento este ano, disponibilizando gratuitamente a obra com textos de múltiplos autores como Octavia Butler e Ted Chiang.

Fórum do Futuro lança livro 'Vita Nova' com textos de Octavia Butler
Notícias ao Minuto

12:04 - 23/12/20 por Lusa

Cultura Livro

A publicação vai estar disponível ao público para levantamento, a partir de segunda-feira, no Rivoli -- Teatro Municipal do Porto.

"Dada a impossibilidade de se concretizar uma nova edição do Fórum do Futuro em 2020, devido às dificuldades impostas pela pandemia", a equipa curatorial do projeto "desenvolveu um projeto editorial que comissariou ensaios escritos e visuais, bem como conversas e entrevistas, que propõe debater a existência humana e não-humana no atual contexto social".

A equipa é composta pelo diretor do Departamento de Arte Contemporânea e Cinema da empresa municipal Ágora, Guilherme Blanc, e por três curadores por si convidados: a curadora e investigadora Filipa Ramos, a artista Jenna Sutela e o escritor e curador Shumon Basar.

Copublicado com a editora Bom Dia Boa Tarde Boa Noite, o livro inclui, entre outros trabalhos, obras de nomes como Joan Jonas, Octavia Butler (o ensaio "As raças perdidas da ficção científica", de 1980) e Suzanne Treister, além de uma entrevista com Ted Chiang.

"Os editores propuseram também um encontro entre autores que contribuíram para esta publicação e grupos de estudantes, coordenados por docentes, de quatro instituições académicas da cidade: Orfeu Bertolami da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Inês Moreira da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto; Nuno Crespo da Escola das Artes -- Universidade Católica e Eduarda Neves, da Escola Superior Artística do Porto", acrescenta o comunicado da Ágora.

Daqui "resultaram quatro sessões de questões e comentários que abordam a prática, os interesses e inquietações de Chandra Wickramasinghe, Rosi Braidotti, Sophia Al Maria e Denise Ferreira da Silva".

"O livro está ancorado no presente para, a partir daí, poder imaginar o futuro da ciência, da espiritualidade, da arte e da sociedade em geral: temas que são explorados pela complementaridade das vozes, imagens e ideias que o habitam", escrevem os responsáveis pelo projeto, no texto inicial da publicação.

O livro pode ser levantado gratuitamente, nos dias 28, 29 e 30 de dezembro no Rivoli, entre as 13:00 e as 20:00, podendo ser reservado através de [email protected]

A partir de janeiro, as cópias disponíveis da publicação poderão ser adquiridas através do mesmo endereço de email.

O Fórum do Futuro define-se como "um programa de debates e performances que decorre anualmente na cidade do Porto e que tem como principal objetivo reunir convidados de múltiplas disciplinas e diferentes geografias culturais para refletir sobre questões fundamentais para as sociedades contemporâneas".

O fórum realiza-se desde 2014 e já contou com nomes como o arquiteto Jean Nouvel, o filósofo Michel Maffesoli, os artistas Wolfgang Tillmans e Sasha Grey, os escritores Ali Smith, Tahar Ben Jelloun e Margaret Atwood, entre muitos outros.

Leia Também: Fernando Daniel, Aurea, HMB e Virgul atuam em passagem de ano 'online'

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório