Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Podence mais colorida no 1.º aniversário de Património da Humanidade

A aldeia de Podence, em Trás-os-Montes, está mais colorida com o garrido dos Caretos nas fachadas das casas em novos murais que assinalaram hoje o primeiro aniversário da elevação dos tradicionais mascarados a Património da Humanidade.

Podence mais colorida no 1.º aniversário de Património da Humanidade
Notícias ao Minuto

13:46 - 12/12/20 por Lusa

Cultura Podence

O vermelho, verde, amarelo e preto dos fatos e das máscaras e as endiabradas criaturas são uma presença constante num passeio pela aldeia de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, berço do Entrudo Chocalheiro elevado, a 12 de dezembro de 2019, a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura.

Com novos murais pintados por artistas da região, a Associação dos Caretos de Podence assinalou na manhã de hoje um ano da distinção, marcado também pela inauguração de novos monumentos na aldeia, como as 12 máscaras alusivas à data e um careto para as "selfies" dos visitantes.

Desta forma, os responsáveis querem Podence "seja a aldeia mais colorida de Portugal" e oferecer motivos para visitar o berço dos caretos durante todo o ano, como realçou, António Carneiro, presidente da Associação dos Caretos de Podence.

As regras ditadas pela pandemia ditaram uma cerimónia com pouca gente, mas onde não faltaram também os caretos e a esperança do presidente de que no próximo ano seja possível realizar "uma festa à altura da dignidade do reconhecimento por parte da UNESCO".

A tradição do Entrudo Chocalheiro, essa será mantida, como garantiu, e os caretos irão sair à rua, entre 13 e 16 de fevereiro, dentro das normas sanitárias, sem os habitais ajuntamentos que, no último carnaval, levaram cerca de 50 mil pessoas à aldeia com 200 habitantes.

Entre as visitas estava o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que prometeu interceder junto do Governo para garantir a pretensão local de ser instalado na terra dos Caretos os pavilhão de Portugal da próxima Expo do Dubai, depois de desmontado.

O presidente da Associação espera algum eco como prenda neste primeiro aniversário, mas de Lisboa ainda não chegou nada.

"Mas temos esperança que ela vai chegar e nós estamos cá para pressionar, no bom sentido, que este é um património que é rico em Trás-os-Montes e que, como disse o senhor presidente da República, os Caretos são a historia de uma tradição, de um povo, de uma região", afirmou.

A associação pretende instalar no futuro espaço o Museu Europeu da Máscara e do Chocalho.

Uma prenda prometeu o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, que tornou público que o município tem em curso o processo de aquisição de terrenos na aldeia para instalar o pretendido pavilhão de Portugal depois de terminada a exposição mundial do Dubai, em 2021.

"A Câmara tem já esse processo "muito avançado, com a avaliação de terrenos e a intenção de adquirir", salientou.

O autarca indicou que, "entretanto estão obras para avançar ainda este mês de dezembro na escola da aldeia, que passará a ser uma oficina de workshops e também novas instalações sanitárias" para criar infraestruturas para receber os visitantes do Entrudo Chocalheiro.

Desde a chegada da pandemia que as deslocações para atuação dos caretos em várias partes do mundo foram todas canceladas, mas os mascarados tornaram-se motivos para criativos de jogos e marcas como a Castelbel, uma empresa portuguesa de fragâncias presente em vários países.

A marca lançou um Sabonete dos Caretos de Podence, apresentado hoje nas comemorações do aniversário de Património da Humanidade.

Os Caretos de Podence marcam a folia de Carnaval no Nordeste Transmontano com coloridos e farfalhudos fatos, máscaras de ferro ou lata, chocalhos à cintura e um pau para amparar as tropelias.

É apontado como "o mais genuíno carnaval português", sem samba, ao ritmo da tradição.

Em toda a região de Trás-os-Montes há Caretos, todavia os de Podence distinguem-se dos restantes pelo chocalho, daí o nome da festa ser "Entrudo Chocalheiro".

Os mais emblemáticos mascarados das tradições transmontanas têm representado Portugal em eventos internacionais com presença em dez países

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório