Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Elenco de 'The Lord of the Rings' quer comprar casa de Tolkien

O objetivo é transformar a habitação num centro literário. Atores estão a angariar dinheiro através de crowdfunding.

Elenco de 'The Lord of the Rings' quer comprar casa de Tolkien
Notícias ao Minuto

15:43 - 04/12/20 por Fábio Nunes

Cultura J.R.R. Tolkien

O elenco de ‘The Lord of the Rings’ quer comprar a casa de J.R.R. Tolkien em Oxford, Inglaterra, e transformá-la num centro literário, revela a CNN

Esta foi a casa onde o mestre da literatura de fantasia concebeu a Terra Média, criou as personagens que deram vida aos seus livros e onde Tolkien escreveu páginas de aventuras, algumas em torno de um anel muito cobiçado, que tantos anos depois já conquistaram milhões de fãs por todo o mundo.

A casa de Northmoor Road, onde Tolkien escreveu ‘The Hobbit’ e a trilogia de ‘The Lord of the Rings’, vai ser colocada à venda em breve.

Atores como Ian McKellen, que interpretou a personagem Gandalf, ou John Rhys-Davies, que deu corpo ao anão Gimli, decidiram empreender numa nova aventura com o intuito de preservar a casa para os fãs e para escritores, constituindo uma nova Irmandade do Anel.

Mas esta aventura, tal como muitas na Terra Média, afigura-se complicada. O Project Northmoor tem apenas três meses para angariar seis milhões de dólares (4,9 milhões de euros). A escritora Julia Golding, que está a liderar o projeto, comparou a angariação de fundos à jornada recheada de perigos de duas das personagens mais adoradas de Tolkien.

“Só temos de olhar para a jornada de Frodo e Sam de Rivendell até ao Mount Doom, que levou esse tempo, e sentimo-nos inspirados de que também conseguimos fazer o mesmo!”, fez notar.

Para concretizar esse objetivo, o projeto lançou uma campanha de crowdfunding. Mais de cinco milhões de dólares (4,1 milhões de euros) vão ser canalizados para a compra da residência. O valor remanescente vai ser usado para renovar a casa e criar a organização sem fins lucrativos que ali vai funcionar.

O Project Northmoor está a pedir aos fãs de Tolkien - que Ian McKellen definiu como a “nossa irmandade de financiadores” - para doarem o que puderem. Há vários níveis de angariação de fundos que o projeto espera atingir, incluindo um que permita restaurar o jardim da casa de Tolkien e outra para ser construído um covil para o terrível dragão Smaug.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório