Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Adufeiras de Monsanto atuam em espetáculo no Teatro Nacional São João

As Adufeiras de Monsanto vão participar no espetáculo "talvez... Monsanto", da autoria de Ricardo Pais, que vai ser apresentado nos dias 03, 04 e 05 de dezembro, no Teatro Nacional São João, no Porto, foi hoje anunciado.

Adufeiras de Monsanto atuam em espetáculo no Teatro Nacional São João
Notícias ao Minuto

15:34 - 25/11/20 por Lusa

Cultura Teatro

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, explica que o espetáculo, de autoria de Ricardo Pais, nasceu de uma expedição que este encenador, o percussionista Rui Silva e o compositor e guitarrista Miguel Amaral fizeram a Monsanto.

"As matérias ancestrais são reconfiguradas neste espetáculo por músicas e linguagens de cena mais urbanas, como o fado e o vídeo. "talvez... Monsanto" constrói-se, então, como um ritual, em que se sai e entra da palavra dita ou cantada, da música e, sobretudo, dos ritmos e percussões", lê-se na nota.

As Adufeiras de Monsanto vão estar em palco, a representar a marca Idanha - Cidade Criativa da Música da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Trata-se de um grupo cujo repertório se baseia no cancioneiro popular desta aldeia do concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

As suas atuações distinguem-se pela beleza dos seus trajes, réplicas de vestes antigas, e pela genuinidade dos cantares e do tocar do adufe, que, ainda hoje, é tocado apenas por mulheres, constituindo representações das tradições milenares de Monsanto, que desde 1938 é considerada a "Aldeia Mais Portuguesa de Portugal".

Atualmente composto por seis elementos, a formação original das Adufeiras de Monsanto nasceu em 1997, quando Amélia Mendonça e Laura Pedro foram desafiadas pela etnomusicóloga Salwa Castelo Branco e pelo encenador Ricardo Pais a reunir um grupo de mulheres monsantinas.

Na altura, integraram o elenco do espetáculo "Raízes Rurais, Paixões Urbanas", com direção cénica do próprio Ricardo Pais e que contou com a participação, entre outros, de Maria João e Mário Laginha, numa coprodução do Teatro Nacional de São João, no Porto, e da Cité de la Musique, em Paris.

Desde então, têm atuado em Portugal e no estrangeiro, participado em espetáculos e discos de grandes nomes da música portuguesa, e editaram dois CD nos quais registaram parte significativa do cancioneiro musical monsantino, para memória futura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório