Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lançado livro póstumo de Carlos Ruiz Záfon, 'A Cidade de Vapor'

A última homenagem do aclamado escritor espanhol aos seus leitores, na forma de 11 contos, publicados a título póstumo, chama-se 'A Cidade de Vapor' e chega às livrarias este mês.

Lançado livro póstumo de Carlos Ruiz Záfon, 'A Cidade de Vapor'
Notícias ao Minuto

23:59 - 17/11/20 por Anabela Sousa Dantas

Cultura Carlos Ruiz Záfon

Foi lançado o livro póstumo de Carlos Ruiz Záfon, escritor espanhol que morreu no passado mês de junho. Intitulado 'A Cidade de Vapor' ('La Ciudad de Vapor'), é um compêndio com 11 contos que foram concebidos como um reconhecimento do autor aos seus leitores, que acompanharam o desenrolar da série do 'Cemitério dos Livros Esquecidos'.

De acordo com a Editorial Planeta, os contos incluem um eco desse universo literário, que se deu a conhecer em 2001 com 'A Sombra do Vento'. Entre os 11 títulos, os leitores que seguiram a tetralogia irão "deparar-se com situações familiares", garante a editora.

Estes contos completam a série do 'Cemitério dos Livros Esquecidos' - que inclui 'A Sombra do Vento', 'O Jogo do Anjo', 'O Prisioneiro do Céu' e 'O Labirinto dos Espíritos' - e contém uma cartografia ao longo das suas páginas, uma espécie de mapa secreto, que revelará o passado de alguns protagonistas. "Uma experiência de leitura repleta de vozes e de ecos. Presenças que transitam por entre os emaranhados crespusculares da cidade gótica", escreve a editora, referindo-se a Barcelona, epicentro da trama.

Carlos Ruiz Zafón, o autor que se tornou no espanhol mais lido desde Cervantes, graças ao êxito de 'A Sombra do Vento', e dos três tomos que se seguiram, morreu na sua casa em Los Angeles, em julho, por causa de um cancro no cólon.

Carlos Ruiz Zafón veio a Portugal para assinalar o lançamento do livro ‘O Labirinto dos Espíritos’, em dezembro de 2016, e conversou com o Notícias ao Minuto sobre o fim da tetralogia, mas também sobre o mercado editorial, sobre a adaptação de livros ao cinema, sobre o futuro e sobre as singularidades de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório