Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Obras sobre Virgem Maria e com texto de Regina Guimarães vencem Cinanima

As curtas-metragens 'Altötting', que Andreas Hykade dedica à Virgem Maria, e 'Elo', que Alexandra Ramires escreveu com Regina Guimarães, venceram hoje a 44.ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, revelou a organização.

Obras sobre Virgem Maria e com texto de Regina Guimarães vencem Cinanima
Notícias ao Minuto

22:35 - 14/11/20 por Lusa

Cultura Espinho

Habitualmente promovido em formato presencial em diversas salas desse concelho do distrito de Aveiro, o certame decorreu este ano exclusivamente através da internet, disponibilizando os cerca de 300 filmes da competição e do seu programa paralelo através de uma plataforma online.

O júri que avaliou a competição internacional era composto por Manuel Mozos, Jayne Pilling e Florence Miailhe, e entregou o Grande Prémio Cinanima a 'Altötting', obra de 11 minutos em que o alemão Andreas Hykade revela como na cidade que dá nome ao filme descobriu a sua paixão de infância pela Virgem Maria.

Já na competição portuguesa, avaliada por Bruno Caetano, Vier Nev e Paulo Gomes, o Prémio António Gaio foi atribuído à curta-metragem 'Elo', de Alexandra Ramires, já premiada noutros festivais pelo registo poético em que nessa obra aborda uma história de "adaptação", a partir de um argumento cuja autoria a jovem realizadora partilha com a poetisa Regina Guimarães.

O Prémio Especial do Júri foi atribuído a 'Margens', da francesa Sophie Racine, enquanto as escolhas relativas em específico às curtas-metragens destacaram 'Metro', do russo Valentin Tyuterev, como a melhor obra até cinco minutos de duração, e 'Molho de Maçã', do austríaco Alexander Gratzer, como a melhor entre os 5 e os 24 minutos.

Ao nível dos documentários de animação, 'Elo' de Alexandra Rodrigues também ganhou uma menção honrosa, mas o prémio principal foi para 'Loucura Doce, Loucura Difícil', da realizadora francesa Marine Laclotte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório