Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Antonio Muñoz Molina vence Prémio Médicis para melhor romance estrangeiro

O escritor espanhol Antonio Muñoz Molina venceu hoje o prémio francês Médicis na categoria de romance estrangeiro, pelo seu livro "Un andar solitario entre la gente", publicado em 2018, mas traduzido para o francês em 2020, foi hoje anunciado.

Antonio Muñoz Molina vence Prémio Médicis para melhor romance estrangeiro
Notícias ao Minuto

17:42 - 06/11/20 por Lusa

Cultura Prémios

Neste seu romance, Muñoz Molina reconstrói os passos dos grandes caminhantes urbanos da literatura e da arte, através dos seus passeios em Madrid, Lisboa, Paris e Nova Iorque, e reflete sobre a beleza do mundo.

"É um devaneio que nos permite caminhar por estas cidades e em sonhos durante estes tempos de confinamento", disse a escritora e presidente do júri, Marie Darrieussecq, após o anúncio.

O Prémio Médicis para romance nacional foi atribuído a "Le Coeur synthétique", de Chloé Delaume, enquanto o prémio de ensaio foi atribuído ao escritor norueguês Karl Ove Knausgaard por "O Fim --- A Minha Luta: 6", a sexta parte da sua série autobiográfica.

O Médicis é um dos poucos prémios literários mantidos em França neste outono, uma vez que tanto o Goncourt como o Interallié ou os prémios da Academia Francesa foram adiados enquanto se aguarda a reabertura das livrarias, fechadas devido ao confinamento imposto em França, desde sexta-feira passada e até 01 de dezembro.

O Médicis, como o Femina, que na segunda-feira distinguiu o último livro de Serge Joncour, "Nature Humaine", decidiu entregar os prémios como um gesto de apoio aos livreiros.

Com este gesto esperam que os leitores optem por reservar os livros e ir buscá-lo às suas livrarias, que oferecem serviços de recolha em loja, em vez de o comprarem na Amazon.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório