Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"'Fruitvale Station' foi central" para a criação do Black Lives Matter

A cofundadora do movimento, Opal Tometi, lembra que o filme e a absolvição de George Zimmerman incentivaram-na a agir.

"'Fruitvale Station' foi central" para a criação do Black Lives Matter
Notícias ao Minuto

23:59 - 20/10/20 por Notícias Ao Minuto

Cultura Black Lives Matter

Uma das cofundadoras do Black Lives Matter revelou numa entrevista exclusiva à Variety que o filme ‘Fruitvale Station’ serviu de inspiração para a criação do movimento que ganhou exposição global.

“Tinha acabado de ver o ‘Fruitvale Station’ quando ouvi que o George Zimmerman tinha sido absolvido do homicídio do Trayvon Martin. Entre ver o filme e pensar naquele momento na realidade de que este tipo de tragédias ainda estavam a acontecer, senti-me compelida a agir”, contou Opal Tometi.

“Literalmente, cheguei a casa naquela noite, chorei muito, e na manhã seguinte liguei à Alicia Garza (confundadora do Black Lives Matter, juntamente com Patrisse Cullors) e criei a nossa página de Facebook, comprei o domínio do site, e comecei a desenvolver as nossas plataformas nas redes sociais de forma a podermos mobilizar mais pessoas. Por isso, para mim, esse filme foi central para o meu ativismo”, salientou.

Atualmente, Opal Tometi é coembaixadora do Social Justice Now Film Festival. O outro coembaixador é Michael B. Jordan, o ator que interpretou Oscar Grant III no filme ‘Fruitvale Station’. Aliás, este filme e outro também protagonizado por Jordan, ‘Just Mercy’, vão abrir o certame que vai começar esta quarta-feira num formato drive-in.

Fruitvale Station’ mostra aquele que seria o último dia da vida de Oscar Grant III, um jovem negro de 22 anos, que foi morto por um polícia do BART, o metro de superfície da Bay Area, nos Estados Unidos, no ano de 2009. O caso também gerou uma onda de revolta. O agente da polícia alegou ter disparado acidentalmente, atingido Grant nas costas, quando este já estava imobilizado no chão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório