Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Queer Lisboa. 'Lingua Franca' de Isabel Sandoval vence melhor filme

O filme 'Lingua Franca', de Isabel Sandoval, que realizou, escreveu e protagonizou, venceu o prémio de melhor longa-metragem da edição deste ano do Queer Lisboa, anunciou hoje a organização.

Queer Lisboa. 'Lingua Franca' de Isabel Sandoval vence melhor filme
Notícias ao Minuto

22:03 - 26/09/20 por Lusa

Cultura Queer Lisboa

"Premiámos 'Lingua Franca', de Isabel Sandoval, pela singularidade e subtileza com que retrata uma realidade de vulnerabilidade e resistência, num contexto contemporâneo extremamente adverso", justificou o júri, composto por André Tecedeiro e Joana Ascenção, no comunicado da organização.

Em 'Lingua Franca', a protagonista Olivia é uma "mulher 'trans' filipina, sem documentos, que trabalha como cuidadora de Olga, uma mulher russa idosa, em Brighton Beach, Brooklyn", pode ler-se na sinopse do filme, que acrescenta: "Quando Olivia fica sem opções para obter um estatuto legal nos Estados Unidos, envolve-se com Alex, o neto adulto de Olga, em busca de uma autorização de residência com base no casamento".

O melhor documentário foi para 'Toutes les Vies de Kojin', realizado por Diako Yazdani, enquanto a curta-metragem brasileira 'Quebramar', de Cris Lyra, venceu na sua categoria.

O júri das 'curtas', constituído por José Magro, Ricardo Barbosa e Rita Natálio, entregou ainda uma menção especial a 'Aline', de Simon Guélat.

O mesmo júri distinguiu a curta-metragem 'Why do I Feel Like a Boy?', de Katerina Turecková, como melhor filme de escola europeia.

Na competição Queer Art, o júri premiou o argentino 'Santos', de Alejo Fraile, tendo dado uma menção especial a 'Hiding in the Lights', de Katrina Daschner.

"Num ano de dificuldades acrescidas devido à situação de pandemia, o Queer Lisboa salienta a grande afluência de público, confirmando assim a vontade por parte dos espectadores em continuar a celebrar o cinema 'queer' de forma presencial e também a crucial importância dos festivais de cinema, contrariando os números das salas de cinema comerciais. Foram anunciadas as datas do Queer Lisboa 25, que terá lugar de 17 a 25 de setembro de 2021", acrescentou a organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório