Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Direção regional apresenta queixa-crime por alegada destruição de anta

A alegada destruição de uma anta numa herdade perto de Évora, por causa da plantação de um amendoal intensivo, motivou uma queixa-crime da Direção Regional de Cultura e denúncias de uma associação de defesa do património.

Direção regional apresenta queixa-crime por alegada destruição de anta
Notícias ao Minuto

17:22 - 24/09/20 por Lusa

Cultura Évora

"Já fizemos aquilo que temos que fazer", que foi "a comunicação, como queixa-crime, da destruição de património" junto do Ministério Público, revelou hoje à agência Lusa a diretora regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen), Ana Paula Amendoeira.

O monumento localiza-se na área geográfica da Junta de Freguesia de Torre de Coelheiros, no concelho de Évora, sendo uma das várias antas que estão referenciadas na Herdade do Vale da Moura.

A alegada destruição desta anta foi hoje denunciada em comunicado pelo Grupo Pró-Évora, uma associação de defesa do património da cidade alentejana, que manifestou a sua preocupação com o estado do monumento megalítico.

A diretora regional de cultura disse que também "teve conhecimento da destruição de património arqueológico na Herdade do Vale da Moura", a qual ocorreu "na sequência de um projeto de agricultura de amendoal de regadio".

"Estamos ainda a averiguar a extensão da destruição, mas aquilo que sabemos é que foi destruída uma anta que estava referenciada no Plano Diretor Municipal (PDM) de Évora" e no parecer da DRCAlen sobre "património a salvaguardar naquela propriedade", referiu.

Ana Paula Amendoeira indicou que a DRCAlen está "a avaliar a extensão do que foi efetivamente destruído" para, posteriormente, "fixar medidas de salvaguarda dos trabalhos arqueológicos que vão ter que ser feitos em todo o caso".

Segundo o Grupo Pró-Évora, "a destruição deste património arqueológico, de finais do período neolítico ou do calcolítico, ocorreu neste verão, apesar de os responsáveis pela plantação naquela propriedade (arrendada) estarem informados da sua existência".

A associação disse também que o monumento megalítico funerário alegadamente destruído "consta do Inventário Arquitetónico e Arqueológico do PDM de Évora, sendo considerado de reconhecido valor 'a classificar'".

Contactado pela Lusa, o presidente do Grupo Pro-Évora, Marcial Rodrigues, precisou que a anta ficou "completamente danificada", nomeadamente as pedras que se encontravam na vertical e que formavam o monumento.

"Os mecanismos de fiscalização são quase inexistentes", observou, admitindo que "não pode andar um técnico pelo campo o dia inteiro a ver o que se passa" durante a plantação de culturas.

No comunicado, a associação lembrou que já tinha alertado para "o grande número de destruições ou afetações de património arqueológico, provocadas por revolvimentos de solos de grande profundidade e extensão, associados ao incremento de culturas intensivas".

"O acréscimo de atividade agrícola, propiciado pela barragem de Alqueva e pelo alargamento do seu perímetro de rega, não pode ocorrer sacrificando recursos naturais ou patrimoniais não renováveis", sublinhou.

O Grupo Pro-Évora apelou ainda ao "reforço do controlo administrativo por parte do Estado, em particular do Ministério da Cultura, mas também do município de Évora", para "evitar novas ocorrências".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório