Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Exposição nos Açores reúne 10 anos de fotografias de Daniel Rodrigues

Três dezenas de imagens do fotojornalista Daniel Rodrigues, desde o percurso no maior comboio do mundo (Mauritânia), a um mês passado com a tribo Awá Guajá (Amazónia), estarão reunidas em exposição a partir de sábado em Ponta Delgada.

Exposição nos Açores reúne 10 anos de fotografias de Daniel Rodrigues
Notícias ao Minuto

13:47 - 24/09/20 por Lusa

Cultura Fotografia

"Estarão em exposição aa minhas fotos mais icónicas que tirei nos últimos dez anos pelo mundo, de viagens em quatro continentes", disse à agência Lusa o fotojornalista 'freelancer' e detentor de vários prémios, entre os quais o primeiro lugar do World Press Photo, na categoria de Vida Quotidiana, em 2013. Em 2017 foi eleito fotógrafo Ibero-americano do Ano pela POY LATAM.

O fotojornalista, que colabora com o jornal norte-americano New York Times, traz agora até à ilha de São Miguel, nos Açores, a exposição "O Olhar do Mundo", assinalando os seus dez anos de carreira, numa mostra a convite do Azor Hotel.

A exposição, que estará patente até outubro, pretende ainda levar os visitantes numa "uma viagem pelo mundo", num momento em que as deslocações para o exterior estão mais condicionadas devido à pandemia de covid-19.

"As pessoas vão poder também conhecer a história por detrás de cada fotografia", salientou Daniel Rodrigues, admitindo que "as imagens não foram fáceis de captar".

No Brasil, por exemplo, o fotojornalista esteve "20 dias sem eletricidade, sem água potável numa tribo no meio da Amazónia", e "a dormir numa rede".

"Estive sem contacto nenhum com a sociedade para conseguir tirar aquelas fotografias e as pessoas não sabem desta parte da historia da fotografia", contou.

Na Mauritânia, Daniel Rodrigues "esteve 13 dias" a viver no comboio de ferro para conseguir tirar as fotos, e o mesmo se passou com o comboio da India, onde fez mais de dez mil quilómetros.

A exposição em Ponta Delgada é de entrada livre e pode ser visitada até 27 de outubro.

A maioria são fotos a cores, mas há também fotografias a preto e branco de reportagens documentais, principalmente feitas para o New York Times, explicou.

Antes da inauguração da exposição "O Olhar do Mundo", marcada para as 18:00 locais (19:00 em Lisboa) de sábado, o fotojornalista dará uma palestra.

Daniel Rodrigues tem 33 anos e já publicou fotos no The New York Times, The Wall Street Journal, The Washington Post, Al Jazeera, Helsingin Sanomat, Die Welt, Daily Mail, CNN, BBC, Folha de São Paulo, Courrier Internacional, Expresso e Visão, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório