Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2020
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

Helena Buescu vence Grande Prémio de Ensaio da APE

A ensaísta portuguesa Helena Buescu venceu por unanimidade o Grande Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores (APE) com a obra "O poeta na cidade - A literatura portuguesa na História", foi hoje anunciado.

Helena Buescu vence Grande Prémio de Ensaio da APE
Notícias ao Minuto

12:44 - 24/09/20 por Lusa

Cultura Literatura

O júri do prémio sublinhou a "notável coerência temática" e "uma invulgar amplitude temporal das obras e autores estudados" por Helena Buescu nesta investigação, publicada em livro em 2019 pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.

"A posição que este livro defende repousa sobre a compreensão de que os vínculos entre História e Literatura, sendo de compreensão essencial para ambas, devem refletir a sua variação histórica", lê-se na nota de imprensa sobre a obra agora premiada.

Helena Buescu, de 63 anos, professora catedrática de Literatura Comparada na Universidade de Lisboa, tem mais de uma centena de ensaios publicados, em livro e em periódicos.

Foi fundadora e diretora do Centro de Estudos Comparatistas, da Universidade de Lisboa.

Em 1995, Helena Buescu tinha já sido distinguida com o Grande Prémio de Ensaio da APE - intitulado APE/Portugal Telecom - com a obra "A Lua, a Literatura e o mundo".

Em 1991, recebeu o Prémio Máxima de Literatura e em 2002 o Prémio Jacinto do Prado Coelho.

O Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, atribuído pela APE em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, tem um valor monetário de 7.500 euros.

O júri desta edição foi composto por Cândido Oliveira Martins, Joana Matos Frias e Manuel Frias Martins.

Desde 2010, o prémio já distinguiu Victor Aguiar e Silva, Manuel Gusmão, João Barrento, Rosa Maria Martelo, José Gil, Manuel Frias Martins, José Carlos Seabra Pereira, Isabel Cristina Rodrigues, Helder Macedo e Joana Matos Frias.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório