Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Edição francesa do livro 'Eliete - A vida normal' chega às livrarias

A obra 'Eliete -- A vida normal' chega hoje às livrarias francesas, com a autora Dulce Maria Cardoso a mostrar-se satisfeita por ter encontrado "uma casa" na editora Chandeigne, editora francesa que publica livros de autores lusófonos.

Edição francesa do livro 'Eliete - A vida normal' chega às livrarias
Notícias ao Minuto

09:39 - 24/09/20 por Lusa

Cultura Literatura

"Tenho três livros publicados em França, mas cada um está numa editora, como se nunca tivesse encontrado uma casa. E espero que a 'Eliete', pois estou muito contente com a Chandeigne, signifique que encontrei a pessoa certa para traduzir o que escrevo e a editora para publicar", disse a autora, em declarações à agência Lusa.

Do lado da editora, é uma aposta na divulgação da literatura contemporânea portuguesa em França: "Eu tinha lido a 'Eliete' e gostei muito, quando vi que ainda estava disponível, fizemos uma proposta e assim fomos. E, por enquanto, a nomeação para o prémio Femina é uma coisa que ajuda para a visibilidade do livro", indicou a diretora da Chandeigne, Anne Lima.

A edição francesa de "Eliete -- A vida normal" já deu "uma alegria" à escritora portuguesa ao ter sido nomeada na semana passada para o prémio Femina como um dos 15 romances estrangeiros integrados na primeira lista de candidatos divulgada pela organização.

O premio Femina foi criado em 1904 por 22 colaboradores da revista feminina La Vie Heureuse e teve sempre um júri composto exclusivamente por mulheres, em protesto contra o júri do Prémio Goncourt, formado apenas por homens.

A expectativa da autora é que agora que o livro "chegue ao maior número de leitores possível" em França e que seja "tão bem recebido como aqui em Portugal".

"Se um livro agradar a um francês, a um português, a um italiano ou um sérvio, quer dizer que está a tocar numa universalidade dos sentidos. E eu espero que a Eliete, que saiu agora em Itália, em Espanha e sairá em França faça o percurso de outros livros meus e vá tocando nesta essencialidade do sentir humano", indicou a autora.

De forma a promover a versão francesa da obra, Dulce Maria Cardoso vai estar em Paris no início de outubro, na biblioteca de Estudos Hispânicos da Sorbonne, e também vai passar por Bordéus e Lyon.

"Eliete - A vida normal" foi editado em Portugal em 2018 pela Tinta-da-China e centra-se numa mulher de meia idade, caracterizada pela mediania em tudo, casada e mãe de duas filhas, agente imobiliária, que se sente insatisfeita com a vida e com o casamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório