Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Feira Ibérica de Teatro adiada para 2021 no Fundão

A segunda edição da Feira Ibérica de Teatro, prevista para outubro no Fundão, distrito de Castelo Branco, foi adiada para o verão de 2021 devido às circunstâncias relacionadas com a pandemia de Covid-19, anunciaram hoje os promotores.

Feira Ibérica de Teatro adiada para 2021 no Fundão
Notícias ao Minuto

16:03 - 20/09/20 por Lusa

Cultura Coronavírus

"Considerando que as circunstâncias provocadas pela pandemia covid-19 não permitem a realização da II Feira Ibérica de Teatro do Fundão nas condições que desejaríamos, em registo de qualidade e segurança, assumimos esta decisão tão dolorosa mas, ao mesmo tempo, absolutamente consciente e responsável face aos tempos difíceis que atravessamos", refere a comissão executiva do evento, em comunicado enviado à agência Lusa.

O texto, assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Fernandes e por José Alexandre Barata, presidente da direção da ESTE - Estação Teatral do Fundão, refere ainda que, "apesar dos esforços realizados" e da "vontade férrea" em realizar a iniciativa cultural nas datas em que estava agendada, foi decidido "face à análise de contexto e para segurança de todos, adiar a sua realização para o próximo ano, esperando e desejando que seja de maior tranquilidade para as nossas comunidades e em especial para a área das artes do espetáculo".

A II Feira Ibérica de Teatro do Fundão estava prevista para junho, foi primeiro adiada para o período entre 07 e 10 de outubro e agora novamente adiada, desta vez para 2021, entre os dias 30 de junho e 03 de julho.

A edição agora adiada recebeu mais de 350 propostas de quase 300 companhias portuguesas, espanholas e do Brasil e Argentina, tendo sido selecionadas 19 produções.

A comissão executiva argumenta, por outro lado, que a "decisão difícil" do novo adiamento "assume também a sua componente solidária e de respeito pelo trabalho dos profissionais" ligados ao evento.

"Por isso, as companhias programadas e as equipas técnicas associadas à realização da II Feira Ibérica manter-se-ão, mediante a verificação de disponibilidade dos próprios e das condições acordadas, na programação já construída para a edição deste ano. Na edição de 2021 abriremos nova convocatória para agentes culturais que será anunciada em tempo oportuno" assinalam os promotores.

Acrescentam que a decisão de adiar a Feira Ibérica de Teatro "é a melhor resolução para o cenário de incerteza do presente e do futuro próximo" face à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Garantem que o evento regressa, assim, em 2021 "com esperança renovada e com a determinação de sempre e, acima de tudo, unidos num verdadeiro abraço ibérico".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório