Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Galeria Zé dos Bois programa ciclo no Teatro São Luiz em Lisboa

O Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, acolhe, entre 29 de setembro e 02 de outubro, um ciclo que cruza artes visuais, música e 'performance', programado pela Galeria Zé dos Bois (ZDB).

Galeria Zé dos Bois programa ciclo no Teatro São Luiz em Lisboa
Notícias ao Minuto

10:32 - 16/09/20 por Lusa

Cultura Zé dos Bois

Antecipando o 26.ª aniversário, a ZDB, associação cultural sem fins lucrativos, criada em 1994 e sediada no Bairro Alto, em Lisboa, propõe neste ciclo "uma programação nacional e, como habitualmente, desperta - através da apresentação de um programa de 'performances', música e as suas intersecções com as artes visuais - as curiosas ligações entre entidades que por vezes parecem antagónicas".

De acordo com a ZDB, em comunicado, "neste programa, novas particularidades sonoras e musicais são combinadas com 'performances' e propostas visuais desafiantes".

O ciclo arranca no dia 29 de setembro com 'Peça do coração: EXCALIBUR', uma 'performance' da coreógrafa e bailarina Mariana Tengner Barros, que "projeta cruzamentos disciplinares em colaboração com o artista gráfico Mark Angelo e a equipa da A Bela Associação".

O processo de criação de 'Peça do coração: EXCALIBUR', que terá apresentações às 18:00 e às 20:00, na Sala Mário Viegas, "teve origem no mapeamento das árvores mais antigas da área da grande Lisboa".

"Grande parte da pesquisa desenvolveu-se sob ações simbólicas resultantes do diálogo com a comunidade local, 'workshops' gratuitos, pequenas 'performances' e gravações de vídeo", refere a ZDB.

No dia 30 de setembro, às 21:00, a Sala Luís Miguel Cintra acolhe as atuações da cantora Luna Pena com o artista João Simões, "com largo trajeto por entre a instalação ou o vídeo", e do saxofonista Pedro Sousa.

No dia 1 de outubro, é a vez do coreógrafo e bailarino Dinis Machado apresentar, às 18:00 e às 20:00, na Sala Mário Viegas, 'CONSUBSTANTIATION', definido pela ZDB como "um 'drag show' estranho".

"Deslocando-se de uma perspetiva de género e de identidade sexual binários, a 'performance' desenvolve-se a partir da criação de um imaginário de 'um espaço entre', tanto sexual como de género, e da sua personificação: um corpo humano que se aproxima de um género-objeto", lê-se no texto de apresentação da 'performance'.

Para o mesmo dia, está também agendado, às 21:00, na Sala Luís Miguel Cintra, a apresentação de "Superstar Desilusão", o álbum mais recente de Primeira Dama (Manuel Lourenço), que estará acompanhado pela banda Xita. Além de Primeira Dama, atua ainda o músico Alek Rein (Alexandre Rendeiro).

Para o último dia do ciclo, 2 de outubro, estão agendadas uma 'performance' e um concerto, ambos na Sala Luís Miguel Cintra, às 21:00.

Alice dos Reis e Odete apresentam 'PORTAL', 'performance' que "combina som, texto, canto e instalação, na projeção de uma narrativa comum a partir de dois exoplanetas paralelos".

Já o 'rapper', músico e artista visual Tristany irá apresentar 'Meia Riba Kalxa', álbum de estreia em nome próprio, que é "um abalo no 'rap tuga' como há muito não se ouvia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório