Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Filme 'Nomadland' de Chloé Zhao vence Leão de Ouro em Veneza

O filme 'Nomadland', da realizadora chinesa Chloé Zhao, venceu o Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza, que termina hoje em Itália, numa edição que premiou duplamente a realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa.

Filme 'Nomadland' de Chloé Zhao vence Leão de Ouro em Veneza
Notícias ao Minuto

20:27 - 12/09/20 por Lusa

Cultura Festival de Cinema

Presidido pela atriz Cate Blanchett, o júri decidiu atribuir o prémio máximo do festival a um filme que acompanha uma mulher (Frances MacDormand) que decide mudar de vida, depois de ter perdido tudo numa grande crise económica, passando a viajar e a viver de forma nómada.

'Nomadland' era um dos filmes da competição oficial de Veneza, onde se estreou por uma escolha partilhada com outros festivais de cinema - Toronto e Nova Iorque - que este ano viram as respetivas edições afetadas por causa da pandemia da covid-19.

O júri da 77.ª edição do festival italiano decidiu ainda atribuir o Leão de Prata - de melhor realização - ao realizador japonês Kiyoshi Kurosawa, pelo filme 'Wife of a Spy'.

'Nova Ordem', de Michel Franco, venceu o Grande Prémio do Júri e 'Dear Commrades', de Andréi Konchalovsky, o prémio especial.

Destaque ainda para os prémios de interpretação para Vanessa Kirby, em "Pieces of a Woman", e Pierfrancesco Favino, por 'Padrenostro'. O prémio de melhor intérprete emergente foi para Rouhollah Zamani, por 'Sun Children'.

Na secção 'Horizontes', no qual a realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa venceu o prémio especial do júri com o filme 'Listen', Ahmad Bahrami venceu o prémio de melhor filme com 'The Wasteland', e Pietro Castellitto o de melhor realização com 'I predatori'.

Ana Rocha de Sousa foi ainda distinguida com o Leão do Futuro - 'Luigi di Laurentiis', atribuído a uma primeira obra, com aquele filme.

Nesta secção estava também a curta-metragem 'The Shift', de Laura Carreira, que o júri escolheu para ficar automaticamente nomeada para os prémios do cinema europeu, os European Film Awards deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório