Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Espetáculo com jovens bailarinos do programa Território estreia em Lisboa

Um espetáculo interpretado por jovens bailarinos escolhidos pelo programa Território, e coreografado por Marco Goecke, e a dupla Iratxe Ansa/Igor Bacovich, estreia-se hoje, no Teatro Camões, em Lisboa, numa parceria com a Companhia Nacional de Bailado (CNB).

Espetáculo com jovens bailarinos do programa Território estreia em Lisboa
Notícias ao Minuto

08:07 - 12/09/20 por Lusa

Cultura Bailado

De acordo com a CNB, o espetáculo, que esteve em ensaios nos Estúdios Victor Córdon (EVC), é interpretado por jovens bailarinos de vários pontos do país, escolhidos numa audição em janeiro deste ano.

Trata-se da 3.ª edição do programa Território, uma plataforma que possibilita a jovens bailarinos de várias regiões do país o contacto com um ambiente de trabalho semelhante a uma companhia profissional.

O programa passa por uma audição, processo de ensaios e, posteriormente, a sua estreia e circulação pelo país.

Nesta terceira edição, o programa convidou novamente coreógrafos internacionais - Marco Goecke e a dupla Iratxe Ansa/Igor Bacovich - depois de ter trabalhado anteriormente com Alexander Ekman, Douglas Lee, Filipe Portugal e Maurice Causey.

Do espetáculo faz também parte um filme que este ano é realizado por João Vaz, vencedor do prémio Território-Estúdios Victor Córdon, categoria Melhor Realizador Nacional do InShadow Lisbon ScreenDance Festival 2019.

Este prémio é resultado de uma parceria entre os EVC e o InShadow Lisbon ScreenDance Festival.

Os espetáculos estão marcados sábado, às 18:30, e domingo, às 16:00.

Uma das novidades deste ano é a transmissão em direto por 'streaming', na página da rede social Facebook, a partir dos EVC, que também irá chegar a Moçambique, Cabo Verde e Vigo (Espanha), através de uma parceria com o instituto Camões, nomeadamente, nos centros de língua portuguesa em Maputo, Vigo, Mindelo e na Cidade da Praia, segundo a CNB.

O Organismo de Produção Artística (Opart) tutela o Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), a Companhia Nacional de Bailado (CNB) e os Estúdios Victor Córdon (EVC), em Lisboa, reunindo corpos artísticos como os da Orquestra Sinfónica Portuguesa, do Coro São Carlos e bailarinos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório