Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Curta de Igor Dimitri selecionada para Festival de Cinema de Londres

A curta-metragem 'Salsa', do realizador português Igor Dimitri, foi selecionada para a 64.ª edição do Festival de Cinema de Londres, em Inglaterra, integrada na secção oficial do certame, no programa 'This is the rhythm of my life'.

Curta de Igor Dimitri selecionada para Festival de Cinema de Londres
Notícias ao Minuto

11:30 - 08/09/20 por Lusa

Cultura Festival de Cinema de Londres

Esta primeira curta-metragem do realizador, de 34 anos, tinha sido estreada em janeiro, no Festival de Cinema de Roterdão, na Holanda, e retrata uma tarde num espaço de encontro, um salão de cabeleireiros dominicanos em Buenos Aires, onde os moradores do bairro convivem.

"Neste filme propus-me a retratar um lugar na Argentina onde a música une os moradores do bairro onde morei, do reggaeton à música eletrónica moderna, e onde a dança é a manifestação da liberdade e da alegria de viver", explicou o Igor Dimitri, através de comunicado.

O jovem realizador português confessou "a ideia clara de que querer fazer um musical", vincando que a "performance permite narrar uma história por meio da linguagem corporal em vez de palavra".

"A performance também é uma forma de expandir o campo da não-ficção, não necessariamente através do documentário, mas mais através das misturas entre género", acrescentou o autor.

O Festival de Cinema de Londres, que tem raízes desde 1956, é o maior evento cinematográfico público do Reino Unido, promovendo, anualmente, a projeção de mais de 300 obras de vários países, sendo organizado pelo Instituto Britânico de Cinema.

Nesta edição, e adaptando-se aos desafios da atualidade, o festival vai exibir 50 estreias virtuais, numa programação que oferece ao público a oportunidade de ver as mais recentes ficções, documentários, animações e filmes clássicos restaurados de arquivos do mundo.

Cada filme será apresentado com uma introdução ou perguntas e respostas, e o programa também incluirá uma série de trabalhos e eventos adicionais de acesso gratuito para o público do Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório