Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Ministra diz que reivindicações de agentes culturais já "têm resposta"

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou hoje, em Viana do Castelo, que todas as reivindicações da plataforma cívica Convergência pela Cultura já "têm uma resposta" por parte do Governo.

Ministra diz que reivindicações de agentes culturais já "têm resposta"
Notícias ao Minuto

18:32 - 02/09/20 por Lusa

Cultura Graça Fonseca

Falando à margem da inauguração da empreitada de conservação da fachada da Igreja de S. Domingos, Graça Fonseca manifestou ainda a sua disponibilidade para um "diálogo sério", com todos os agentes culturais.

"Todas as reivindicações da plataforma [Convergência pela Cultura] têm uma resposta, com medidas que ou estão em curso ou que já foram implementadas. Esta é a minha resposta, que terei oportunidade, certamente, de lhes dizer frente a frente, numa reunião que será agendada para breve", referiu.

Cerca de uma centena de agentes culturais concentraram-se na terça-feira junto ao Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, para "um 'drink' de copo vazio", em alusão à ausência de respostas do Governo.

Organizada pela plataforma cívica Convergência pela Cultura, a iniciativa contou com a presença de várias personalidades das artes, entre as quais o ator Ruy de Carvalho, que promoveu "um brinde à ignorância da ministra".

"Tudo o que nos rodeia é cultura, portanto temos de ter uma ministra à altura da cultura que nós merecemos, assim não, assim digo 'ah senhora ministra, que tristeza, acorde para a vida, não esteja morta, viva'", afirmou Ruy de Carvalho, de 93 anos, lembrando os 78 anos de carreira como ator e em que diz que nunca teve um ministro da Cultura "tão mau".

Hoje, na reação às palavras de Ruy de Carvalho, a ministra disse que já leva 21 anos de funções públicas, aprendeu "muito bem a viver com a crítica", sublinhando que cada um tem o direito de expressar a sua opinião da forma que entender.

"Preferirei sempre viver num país onde qualquer um de nós pode dizer o que quer dizer do que num país onde não é possível dizer o que queremos dizer", acrescentou.

De resto, disse que o Governo tem trabalhado, nos últimos meses, em "respostas sérias para problemas sérios".

"Isto exige de todos seriedade e responsabilidade", vincou.

Lembrou que as linhas de apoio a entidades artísticas e de adaptação dos espaços às medidas de prevenção de contágio da covid-19 estão abertas até sexta-feira, assim como a linha de apoio social, adicional aos apoios concedidos pela Segurança Social a trabalhadores independentes da área da Cultura, destinada a artistas, autores, técnicos e outros profissionais.

Graça Fonseca deixou o apelo aos portugueses para que vão ao teatro e ao cinema e visitem museus, monumentos e outros espaços culturais, sublinhando ser necessária uma "parceria nacional" para que, daqui a um ano, o setor cultural volte a ser sustentável.

'À boleia' da inauguração das obras de restauro da fachada da Igreja de S. Domingos, um investimento de 150 mil euros, Graça Fonseca referiu que a reabilitação do património será uma "área central" em termos de investimento nos próximos 10 anos.

Disse que a reabilitação do património conhecerá um investimento "como nunca foi feito" nas últimas décadas.

Nesta visita a Viana do Castelo, a ministra visitou ainda a recuperada Citânia de Santa Luzia, que sofreu um investimento total de cerca de 100 mil euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório