Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Festa. Fúria. Feminina.' reúne obras de várias gerações da FLAD no MAAT

Mais de 200 obras de 61 artistas de várias gerações vão estar reunidas na exposição 'Festa. Fúria. Femina', da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a partir de 22 de setembro, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa.

'Festa. Fúria. Feminina.' reúne obras de várias gerações da FLAD no MAAT
Notícias ao Minuto

11:30 - 31/08/20 por Lusa

Cultura Mostra

Constituída quase exclusivamente por obras de arte contemporânea de artistas portugueses, a Coleção da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) será pela primeira vez apresentada ao público em tão larga escala, e com o objetivo de assinalar os seus 35 anos, segundo a organização.

Até 25 de janeiro de 2021, as 228 obras, com mais de duas dezenas delas recentemente adquiridas, ficarão patentes na Central Tejo - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Belém, resultado de uma seleção pelos curadores António Pinto Ribeiro e Sandra Vieira Jürgens, a partir de mais de mil que compõem a coleção.

Alberto Carneiro, Eduardo Batarda, Álvaro Lapa, Helena Almeida, Ana Hatherly, Jorge Pinheiro, Ana Jotta, Menez, Ângela Ferreira, Lourdes Castro, Júlio Pomar, Pedro Proença, Sara Bichão e Ionamine são alguns dos artistas representados nesta mostra.

A exposição - uma coprodução entre a FLAD e a Fundação EDP/MAAT - parte do vasto acervo, iniciado em 1986, constituído maioritariamente por desenho. Contempla também pintura, fotografia e escultura.

São obras que "estabelecem diálogos e tensões, convocando enquadramentos sócio-históricos diversos e que representam a cena artística portuguesa desde a década de 1980, assim como uma geração de artistas que tem vindo a privilegiar a interdisciplinaridade", segundo um texto descritivo daa coleção.

Na mostra figuram mais de 25 obras recentemente adquiridas, que se enquadram no conceito de transversalidade que a exposição pretende mostrar.

"Nesta nova geração de artistas, cada vez mais transfronteiriços e interdisciplinares, a presença de artistas mulheres não só não pode ser escamoteada, como a sua produção é determinante na cena artística internacional", assinalam os curadores, acrescentando que a exposição tem por objetivo mostrar as várias direções da coleção e a sua transversalidade.

Três eixos "emergem da coleção que dão nome a esta exposição - 'Festa. Fúria. Femina.' - dialogando e gerando ideários: celebram a coleção, evocam a dimensão de performatividade inerente às práticas artísticas contemporâneas e destacam a dimensão feminina, exigindo um renovado olhar sobre a história de arte que tanto escamoteou as artistas", sublinha ainda o texto.

A coleção constituiu-se a partir do desenho, mas com abertura a sucessivas aproximações a outros géneros artísticos, passando a incluir também pintura, fotografia e escultura.

Em 1986, poucos meses depois da criação da FLAD, iniciaram-se as primeiras aquisições de obras de arte daquela que viria a ser a Coleção da FLAD, por Manuel Castro Caldas, artista, professor, programador, diretor executivo do Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, posteriormente coadjuvado pelos artistas Manuel Costa Cabral e Rui Sanches, até à suspensão das aquisições, em 2003.

Estas foram, porém, retomadas pela FLAD no final de 2019, e prosseguidas no corrente ano 2020, assim como a catalogação e tratamento da Coleção de Arte Contemporânea da fundação, criando uma base de dados, em colaboração com a empresa Sistemas do Futuro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório