Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Bienal de música eletroacústica regressa a Aveiro com 10 concertos

A 4.ª edição da bienal Aveiro_Síntese vai decorrer de 27 de agosto a 20 de setembro, com 10 concertos de música eletroacústica que vão ocupar vários espaços da cidade, anunciou hoje a organização.

Bienal de música eletroacústica regressa a Aveiro com 10 concertos
Notícias ao Minuto

18:06 - 10/08/20 por Lusa

Cultura 4.ª edição

A iniciativa, realizada pelo Teatro Aveirense e Arte no Tempo, foi criada em 2002, com o objetivo de "dar a conhecer o grande repertório da música eletroacústica, combinando obras históricas com criações de compositores portugueses e seleções de estúdios internacionais".

A Aveiro_Síntese 2020 começa no dia 27 de agosto, com um concerto às 22:00, na Igreja das Carmelitas, com o guitarrista Hugo Simões e Nádia Carvalho na eletrónica.

No dia seguinte à mesma hora, no Claustro da Igreja da Misericórdia, têm lugar duas performances de eletrónica, a primeira com o artista sonoro e designer Carlos Santos e a segunda com o compositor e performer João Carlos Pinto.

É também no Claustro da Igreja da Misericórdia que será exibido, às 22:00 de 29 de agosto, "O Gabinete do Dr. Caligari", um filme mudo alemão dirigido por Robert Wiene (1920), com acompanhamento de música ao vivo por Tiago Cutileiro e Marta Navarro, um projeto que a dupla apresentou uma única vez, no Festival Curtas de Vila do Conde, em julho de 2019, antecipando a celebração do centenário do filme.

No dia 30 de agosto, pelas 19:00, também no Claustro da Igreja da Misericórdia, terá lugar o primeiro de dois concertos pelo ars ad hoc, que foram encomendados pelo Centro Cultural de Belém, no âmbito da celebração dos 250.º aniversário do nascimento de Beethoven, que não se realizaram devido à pandemia.

A 03 de setembro, às 22:00, também no Claustro da Misericórdia, é tempo de ouvir La Lontananza Nostalgica Utopica Futura, de Luigi Nono, conjugando o violino de André Gaio Pereira com a projeção sonora de Ricardo Guerreiro e o desenho de luz de Pedro Fonseca.

No dia seguinte, à mesma hora, o ars ad hoc apresenta, na Sala Principal do Teatro Aveirense, o seu segundo concerto na bienal.

Às 19:00 de 05 de setembro, no pátio do GrETUA, a bienal apresenta a Orquestra XXI que reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro e é dirigida pelo maestro Dinis Sousa. O programa conta com obras de compositores de referência, incluindo a estreia em Portugal de "Radio Rewrite", de Steve Reich.

No dia seguinte, pelas 19:00, a Sala Principal do Teatro Aveirense apresenta o concerto Nova Música para Novos Músicos, com a estreia absoluta de duas novas composições encomendadas a Carlos Caires e Luís Antunes Pena.

No dia 19 de setembro às 22:00, na Sala Estúdio do Teatro Aveirense, Nuno Aroso apresenta-se com o seu mais recente projeto, o Clamat -- colectivo variável, interpretando obras de Steve Reich, Luís Antunes Pena, João Pedro Oliveira e Panayiotis Kokoras, fazendo-se acompanhar de João Pedro Lourenço na percussão e Luís Antunes Pena na eletrónica.

A bienal Aveiro_Síntese 2020 encerra no dia 20 de setembro, pelas 16:00, na Sala Estúdio do Teatro Aveirense, com o concerto música acusmática // Música em Criação.

As entradas custam entre dois e cinco euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório