Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dionísio Vila Maior vence Prémio de Poesia Joaquim Pessoa 2020

O livro "Orfeu sem mim", da autoria de Dionísio Vila Maior, foi a obra vencedora da terceira edição do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa, promovido pela Câmara Municipal da Moita, foi hoje anunciado.

Dionísio Vila Maior vence Prémio de Poesia Joaquim Pessoa 2020
Notícias ao Minuto

16:01 - 31/07/20 por Lusa

Cultura Prémio de Poesia

"A obra vencedora denota uma sólida e bem fundamentada arquitetura modelada na confluência de mitos clássicos, do memorialismo autoral e de leituras da modernidade estética", considerou o júri da iniciativa, num comunicado divulgado pela autarquia.

Por ter vencido a edição de 2020, o professor Dionísio Vila Maior vai receber o valor de cinco mil euros e a sua obra será publicada pela editora Edições Esgotadas, que também promove o prémio.

Segundo a Câmara da Moita, este ano o concurso "teve uma adesão muito significativa", com um total de 340 candidatos de vários países e regiões, como Espanha, Brasil, França, Itália, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Inglaterra, da Madeira e Açores e de norte a sul de Portugal.

"Tratando-se de um prémio de poesia ligado ao nome de um poeta vivo, o interesse de um número tão elevado de concorrentes evidencia que esta iniciativa conjunta da Câmara Municipal da Moita e da editora Edições Esgotadas já conquistou o respeito e o reconhecimento do público", apontou.

O Prémio de Poesia Joaquim Pessoa foi criado pelo município da Moita, em 2015, no âmbito das comemorações dos 40 anos de atividade literária do poeta, destinando-se a galardoar bienalmente uma obra de poesia escrita em língua portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório