Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Guarda assinala 80 anos com exposições e uma palestra sobre Augusto Gil

O Museu Regional da Guarda vai assinalar na quinta-feira os 80 anos de atividade com um programa que inclui a inauguração de duas exposições e uma palestra sobre o poeta Augusto Gil, foi hoje anunciado.

Guarda assinala 80 anos com exposições e uma palestra sobre Augusto Gil
Notícias ao Minuto

10:54 - 28/07/20 por Lusa

Cultura Museu

Segundo a Câmara Municipal da Guarda, os destaques do programa comemorativo do aniversário do museu vão para a inauguração da exposição "Terra d' Artes" (11:00) e da 'vernissage' da mostra "150 anos com Augusto Gil" (17:45).

A mostra "Terra d´Artes" reúne obras realizadas pelos artistas Pedro Figueiredo, Rui Miragaia, Pedro Amaral, Sofia Gralha, Sara Teixeira Sidney Serqueira e Sérgio Lemos no âmbito do ciclo de animação de verão "Isto (não) é um Festival", promovido pela autarquia.

"São sete representações que perpetuam uma herança comum inspiradas no património material e imaterial das aldeias, onde anualmente se realizam os Festivais de Cultura Popular: Feira Concurso do Jarmelo, Jornadas da Lã, de Corujeira e Trinta; Cestaria de Gonçalo; Pão Nosso de Videmonte; Viagem às Raízes de Arrifana; Festa da Castanha e da Jeropiga de Famalicão da Serra; e Transumância em Fernão Joanes", adianta a autarquia em comunicado.

A exposição "150 anos com Augusto Gil", pretende celebrar os 150 anos do nascimento do poeta, uma vez que o Museu da Guarda é, há décadas, o "fiel depositário" do seu espólio.

"A mostra expositiva pretende constituir-se como um momento de encontro entre o passado e o presente, uma oportunidade para evocar e (re)descobrir uma das mais ilustres figuras da cidade, que imortalizou o seu amor pela Guarda e pela sua região através de poemas que a memória coletiva não esquece", justifica o município.

Na ocasião, também serão declamados textos de Augusto Gil (por Inácio Correia, Alexandre Gonçalves e Tiago Lopes), será proferida uma palestra sobre "Augusto Gil, poeta, jornalista e republicano" (por Hélder Sequeira) e haverá um momento musical por Duarte Andrade e Leonardo Salles.

Ainda no âmbito do programa comemorativo dos 80 anos do Museu da Guarda, na quinta-feira, pelas 10:00, serão colocados 'online' dois vídeos de apresentação das publicações "Aberto para Obras - IV Salão de Outono, 2019" e "1056, 30 - In-Folio, 2019 (Boletim do Museu da Guarda)".

O Museu da Guarda abriu as portas a 30 de julho de 1940, no antigo Paço Episcopal e Seminário da Guarda, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, mas as pretensões da sua criação remontam aos finais do século XIX.

"Desde a sua fundação, o Museu da Guarda constituiu um equipamento cultural essencial da cidade e da região, pelo que as suas coleções foram sendo enriquecidas ao longo dos tempos, graças a aquisições, a doações e sobretudo com a incorporação de peças entretanto descobertas", segundo a autarquia.

A fonte refere que, passados 80 anos da sua fundação, o equipamento cultural "continua a cumprir a sua missão, sempre renovada".

O Museu da Guarda passou em 2016 da tutela do Governo para a autarquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório